A Atricon, com contribuições do Grupo de Trabalho de Comunicação e apoio da Assessoria Parlamentar da entidade, enviou sugestões à Câmara dos Deputados para o Projeto de Lei que visa instituir a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta.
O objetivo é tornar mais fácil para os cidadãos encontrar, entender e usar as informações publicadas pelos órgãos públicos, reduzindo custos administrativos e o tempo gasto no atendimento ao público.
No boletim que foi ao ar na Rádio Justiça, o conselheiro Valdecir Pascoal, que integra o GT de Comunicação, destaca duas sugestões feitas pelo grupo para tornar o Projeto de Lei ainda mais eficaz.
A Associação Brasileira de Comunicação Pública teve participação ativa na elaboração do projeto. A proposta define linguagem simples como um conjunto de técnicas para transmitir informações de maneira clara e objetiva, como redigir frases de forma direta, usar voz ativa, evitar redundâncias e palavras desnecessárias. Estas técnicas devem ser observadas na redação de textos destinados ao cidadão.
O Grupo de Trabalho de Comunicação da Atricon é responsável pela elaboração de diretrizes e estratégias de comunicação institucional voltadas ao aprimoramento do Sistema Tribunais de Contas, além de sugerir ações de capacitação para profissionais de comunicação.
Ele é formado por representantes da Atricon, de assessorias de Comunicação de Tribunais de Contas de diferentes regiões do Brasil, da Abracom, do CNPTC e do Instituto Rui Barbosa, além de jornalistas convidados.
Acompanhe a Atricon
Site: www.atricon.org.br/
Instagram: www.instagram.com/atricon_oficial/
Twitter: www.twitter.com/atricon
Linkedin: www.linkedin.com/atricon-oficial/
Flickr: www.flickr.com/photos/atricon/albums