Atricon participa do seminário “O Uso da Tecnologia e o Controle a Serviço da Cidadania”

O vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), representou a entidade na abertura do Seminário “O Uso da Tecnologia e o Controle a Serviço da Cidadania”, promovido nesta quarta-feira (27), pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O evento tem o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Atricon e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
Na oportunidade, o conselheiro Edilson de Sousa, destacou a criação do software Suricato pelo TCE-MG. “Se todo planeta avança na dependência e no desenvolvimento de tão importante ferramenta, os órgãos de controle terão de se lançar proativamente na busca do manuseio do desenvolvimento e do conhecimento para a aplicação dessa tecnologia tão importante para o controle externo”, defendeu Sousa.
O Suricato é um software que objetiva produzir informações estratégicas, por meio do cruzamento de dados, para identificação de situações sensíveis ao controle dos gastos e para avaliação de políticas públicas, subsidiando a tomada de decisão, de modo a conferir mais assertividade, racionalidade e tempestividade nas ações de fiscalização.

A conferência de abertura do seminário foi realizada pelo Professor Doutor Denilson Feitoza Pacheco, presidente da Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência e Procurador do Ministério Público de Minas Gerais. O seminário abordou diversificados temas ligados à tecnologia da informação e à cidadania.

No decorrer do encontro o vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB e membro do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União (TCU), Sebastião Helvécio (TCE-MG) foi homenageado com o lançamento da obra “Controle Externo no Século XXI; Homenagem a Sebastião Helvecio — conselheiro, educador e cidadão do mundo”. A obra, publicada pela editora Forum, contou com a coordenação dos conselheiros Cláudio Couto Terrão e Durval Ângelo Andrade, ambos do TCE de Minas Gerais.

Com informações do IRB e do TCE-MG.