Governança e gestão pública são temas de encontro entre Atricon e CFC

O vice-presidente de Desenvolvimento de Controle Externo da Atricon, Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES), representou a entidade na reunião realizada com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, para tratar de parcerias nas áreas da governança e da gestão pública. O encontro foi realizado com os presidentes do CFC, Aécio Dantas, e da Diretoria Executiva da Rede Governança Brasil (RGB), Flávio Feitosa Costa.
As ações planejadas em conjunto objetivam contribuir para a disseminação dos mecanismos de governança pública, liderança, estratégia e de boas práticas principalmente junto aos municípios. Entre as iniciativas tratadas estão a realização de eventos e treinamentos. No encontro, o vice-presidente da Atricon fez um breve relato sobre a atuação da entidade em diversas frentes, como nas áreas da saúde, educação, mobilidade urbana e transparência.
O presidente do CFC ressaltou a importância da parceria entre as instituições para a melhoria da gestão e da governança dos municípios e o papel fundamental que os Tribunais de Contas desempenham como instituição de controle. O presidente Executivo da RGB pontuou sobre a relevância da união de esforços entre as entidades envolvidas, afirmando que a Rede Governança Brasil tem desenvolvido um trabalho com os órgãos federais e que essa parceria permitirá expandir seus esforços para o programa de mentoria para os gestores municipais, em especial para os contadores.

A previsão é de que as atividades sejam desenvolvidas entre junho de 2022 e dezembro de 2023.