Assessores de Comunicação da Atricon e dos Tribunais de Contas do Amapá e de Goiás tiveram artigos e experiências aprovados pelo II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de outubro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O evento, que teve como eixo o tema “O direito humano à comunicação e as ameaças da desinformação”, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) em parceria com a UFRN. A Atricon é uma das entidades apoiadoras do encontro.
Na abertura, o conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Antonio Ed Souza Santana, que representou a Atricon, destacou que os órgãos de controle vêm desenvolvendo uma série de ações que objetivam aperfeiçoar os seus processos de comunicação e de diálogo com a sociedade. “A transparência é um dos eixos que guiam essas iniciativas para promover e oportunizar a participação cidadã na Administração Pública. Priorizar a comunicação e tratá-la como um direito humano também é uma forma de assegurar outros direitos”, disse.
Durante a programação do Congresso, foram apresentados os artigo “Observatório da Comunicação Pública em Goiás – uma ferramenta de estímulo à garantia da finalidade pública das peças publicitárias do Executivo Estadual”, de autoria das assessoras de comunicação da Atricon, Priscila Oliveira, mestre em Ciências Sociais e especialista em Direito e Políticas Públicas; do Tribunal de Contas de Goiás, Heloísa Lima, mestre em Comunicação; e da Escola de Governo de Goiás, Alessandra Lessa, doutora em Comunicação.
O artigo apresenta proposta para a implementação do Observatório da Comunicação Pública, idealizado pela ABCPública em parceria com outras instituições. O TCE-GO avalia a possibilidade de apoiar a iniciativa, que poderá ser objeto de termo de cooperação técnica. O projeto foi desenvolvido a partir de ações previstas nas Diretrizes de Comunicação da Atricon; na Carta Goiás pelo Fortalecimento da Comunicação Pública, lançada em outubro de 2021, ao final do 1º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação.
O artigo “As estratégias de comunicação adotadas no TCE na Comunidade”, projeto desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Amapá, também foi apresentado durante o Congresso pela diretora de comunicação e cerimonial da instituição, jornalista Beatriz Barros, e assinado pelos servidores João Vianna e Janderson Cantanhede, e o professor universitário Raimundo Barros. A assessora de comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Mara Vasconcelos, esteve presente nas atividades. Durante a programação, foram apresentadas pelo menos 20 experiências em seis Grupos de Trabalhos de forma simultânea.