O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE) registrou no primeiro quadrimestre deste ano 2.484 ações de atendimento via canais de comunicação com o público, conforme estatística produzida pela Ouvidoria do órgão Esse total equivale, praticamente, à metade das manifestações realizadas em todo o exercício de 2014. Isso representa crescimento de 60% se comparado com o mesmo período do ano passado.
Os temas mais frequentes registrados envolveram procedimentos licitatórios, direitos e deveres de servidores públicos, serviços de natureza continuada e consultas a processos. “A média mensal é de 600 atendimentos e, dependendo do assunto abordado, o questionamento é respondido pela própria Ouvidoria ou encaminhado a algum departamento do TCM”, explica a Ouvidora Mariana Vieira.
“O nosso compromisso é de manter uma interlocução permanente com a sociedade”, diz o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, acrescentando que essa atividade oferece “as condições ideais ao aprimoramento dos serviços que prestamos, considerando que esse tipo de atuação produz efeitos objetivos ante as reais necessidades dos cidadãos, conduzindo-nos ao ponto direto de resolução”.
O relatório estatístico da Ouvidoria mostra que 75,76% das manifestações foram de solicitação de informações, seguidas de comunicação de irregularidades (12,32%), consultas (7,85%) e sugestões ou elogios (4,07%). Os dois canais mais utilizados para entrar em contato com o setor foram o e-mail (49,84%) e o telefone (47,50%).
Para entrar em contato com o setor do TCM-CE responsável pelo atendimento ao cidadão existe o tridígito 162, com ligação gratuita de telefone fixo, o e-mail [email protected] e o serviço de agendamento presencial, pelos números (85) 3218.1522, 3218.2516 ou 3218.1303. Outras formas de contato estão disponíveis em www.tcm.ce.gov.br/ouvidoria/.