O ambiente Big Data do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), denominado de Jarvis, já recebeu as bases de dados dos órgãos e entidades públicos goianos, que serão utilizadas como apoio nas ações de fiscalização e monitoramentos da instituição.
O Big Data vai viabilizar o acesso permanente, tempestivo e atualizado do TCE-GO aos sistemas e bases de dados utilizados pelas unidades jurisdicionadas. O sistema permite uma atuação mais eficiente por parte do Tribunal e o aprimoramento da metodologia de seleção de objetos de fiscalização com a adoção de critérios de risco, materialidade, relevância e oportunidade.
Possibilita, ainda, o estímulo ao controle e participação social por meio da divulgação de dados validados e consolidados, sempre levando em consideração a necessidade de resguardar o sigilo dos dados fornecidos por pessoa física ou jurídica, quando estiverem classificados na origem com algum nível de restrição de acesso, em conformidade com a legislação e ato normativo específico.
Por meio da Resolução Normativa nº 007/2020, o TCE-GO descreve os procedimentos para acesso às informações e sistemas dos órgãos e entidades, incluindo um anexo contendo uma lista de bases de dados que alguns jurisdicionados devem enviar ao Tribunal para serem armazenados no ambiente de Big Data.
Segundo a Gerência de Tecnologia da Informação do TCE-GO, os órgãos e entidades elencados no Anexo já enviaram as informações e o Big Data já possui os dados para prover os trabalhos de controle externo da instituição.
O nome do Big Data do TCE-GO, Jarvis, é uma referência a um sistema de inteligência artificial é uma inteligência artificial fictícia que aparece nos quadrinhos americanos publicados pela Marvel.
Para saber mais sobre big data, confira a animação desenvolvida pela equipe da Diretoria de Comunicação.
Texto: Alexandre Alfaix
Bárbara Soares, estagiária (convênio TCE-GO/CIEE/PUC-GO)
Diretoria de Comunicação