Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Ao corrigir editais, TCM-GO gera economia potencial de mais de R$ 34 milhões para municípios goianos

Foram homologados os resultados da análise de editais de engenharia que identificou diversas irregularidades, incluindo sobrepreço e falhas no projeto básico.

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) corrigiu editais de obras e serviços de engenharia. A análise de 154 editais de 2023, feita pela Secretaria de Fiscalização de Engenharia (SFE), encontrou várias irregularidades, como sobrepreço e falhas no projeto básico.

A intervenção da SFE resultou na correção de vários editais, em 15 deles houve alteração nos valores, o que gerou uma economia potencial de R$ 34,1 milhões para os municípios. As principais falhas identificadas incluíam incompatibilidades de modalidade, preço e prazo de publicação, condições inadequadas no projeto básico e cláusulas restritivas.

A intervenção do TCMGO, preventiva e orientadora, foi bem recebida pelos municípios, ajudando a melhorar a elaboração dos editais e reduzir processos judiciais e administrativos. A fiscalização destacou a importância de uma ação rápida e precisa para resolver problemas antes da formalização de contratos, garantindo o uso adequado dos recursos públicos.

Os resultados da análise estão divulgados no portal do TCMGO, de maneira acessível e simplificada, conforme o Acórdão nº 03953/2024.

O trabalho realizado estava previsto no Plano Anual de Fiscalização (PAF-2023). Um documento elaborado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) que definiu as diretrizes e prioridades para as atividades de fiscalização realizadas ao longo do ano de 2023.

Esse plano estabeleceu os critérios e áreas específicas que foram monitoradas, como editais de licitação, contratos públicos, e outros aspectos da gestão pública municipal. O objetivo do PAF é garantir uma fiscalização eficiente, preventiva e orientadora, visando à transparência e à correta aplicação dos recursos públicos nos municípios sob a jurisdição do TCMGO.

Fonte: TCM-GO

Mais recentes
Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

G1: TCE aponta falta de planejamento para a primeira infância em MG; 84% das cidades não têm plano específico

Márcio Pacheco é reeleito presidente do TCE-RJ para o biênio 2027-2028

Organização do X ENTC publica lista de iniciativas que serão apresentadas em oficinas

TCE-PB participa de projeto-piloto da Atricon para aperfeiçoar o MMDi-TC

UNICEF reconhece apoio da Atricon e dos TCs a avanços na educação

Leia também

Márcio Pacheco é reeleito presidente do TCE-RJ para o biênio 2027-2028

Na mesma sessão, foram eleitos o conselheiro Thiago Pampolha Gonçalves para a Vice-Presidência e o conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento para o cargo de corregedor-geral. As três escolhas foram unânimes.

Organização do X ENTC publica lista de iniciativas que serão apresentadas em oficinas

As apresentações estão marcadas para o dia 24 de novembro, conforme prevê a programação oficial do evento.

TCE-PB participa de projeto-piloto da Atricon para aperfeiçoar o MMDi-TC

Para o presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, a participação da Corte Paraibana nesta etapa representa uma oportunidade para contribuir diretamente com o aperfeiçoamento da metodologia, a partir da experiência e das características do Tribunal.