Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Auditor do TCU ministra curso sobre gestão orçamentária e financeira na Escoex do TCE-MS

Começou nesta segunda-feira (05/05) o curso “Gestão Orçamentária e Financeira”, oferecido pela Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS). Por meio de aulas expositivas, estudo de caso, testes e exercícios, 46 servidores do TCE/MS aprenderão mais sobre o assunto.

As aulas serão ministradas pelo Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo da Silva Matias. Atualmente, Júlio Marcelo atua como coordenador de auditorias. O objetivo do curso é proporcionar aos servidores uma visão mais ampla dos principais aspectos relacionados à gestão orçamentária e financeira e fazer com que os mesmos consigam identificar e compreender os principais dispositivos legais que regem o processo orçamentário no Brasil.
A carga horária do curso é de 28 horas-aula e segue até o dia 13/05. Os servidores assistem as aulas de segunda à sexta. O conteúdo será distribuído em seis módulos: Introdução ao Orçamento Público, Receita Orçamentária, Acompanhamento Fiscal e Orçamentário, Classificação da Despesa Orçamentária, Elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual e Alterações Orçamentárias.
Instrutor – Júlio Marcelo da Silva Matias é pós-Graduação em nível de Especialização em Contabilidade e Auditoria Financeira, pós-Graduado em nível de Especialização em Direito Administrativo. No serviço público, exerceu o cargo efetivo de Analista Judiciário junto Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul. No magistério atua como palestrante, instrutor em treinamento para servidores e como professor em cursos preparatórios para concursos públicos.
Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.