Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Concursados concluem curso de capacitação e iniciam trabalho como auditores do TCE-MS

195356Nessa segunda-feira (29/06) aconteceu o encerramento dos cursos para capacitação dos novos auditores de controle externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), promovido pela Escola Superior de Controle Externo (Escoex). A capacitação teve início em 07/05 com a participação de 19 auditores.

Nestes dois meses os novos auditores participaram de cursos presenciais, palestras e seminário, debatendo temas como “Os princípios Constitucionais da Administração pública”, “A Natureza dos Tribunais de Contas” e a “Evolução da Apreciação dos Atos de Pessoal”.

Após um longo processo seletivo, realizado por meio de concurso público, e 40 dias de curso de capacitação, os novos auditores começarão os trabalhos na próxima quarta-feira (01/07). Os critérios para o sorteio de lotação já foram definidos e os novos auditores serão lotados, a princípio, nas inspetorias.

De acordo com o coordenador geral da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), Euridio Ben-Hur Ferreira,”a Escola promoveu uma intensa programação com variados temas, com o objetivo de capacitar, motivar e preparar os novos auditores para exercer suas funções junto ao TCE-MS com a missão de fiscalizar os órgãos jurisdicionados”.

O secretário geral do TCE-MS, Eduardo Dionísio, por sua vez, garantiu o compromisso da atual gestão com os novos auditores e enfatizou que objetivo de cada auditor deve ser com o correto aproveitamento dos recursos públicos por parte dos jurisdicionados.

Encerrando o evento, os auditores assistiram palestra ministrada pelo diretor de Gestão de Modernização (DGM), Douglas Avedikian, com o tema “TCE-MS recebendo novos auditores”, onde foram apresentadas as características da função que eles irão exercer, de acordo com a nova gestão.

 

Auditor estadual de controle externo – Tem como atribuições básicas atividades operacionais privativas do Tribunal de Contas pertinentes, análise de contas e fiscalização contábil, financeira, operacional e patrimonial; acompanhamento das receitas; análises dos atos de admissão de pessoal e das concessões de aposentadorias, reformas e pensões; procedimentos licitatórios e contratos administrativos; acompanhamento de obras e serviços; realização de auditorias e inspeções e outras de natureza correlatas, necessárias ao controle externo, bem como outras atividades de planejamento, de controle, de gestão e de assessoramento.

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.