Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

CONSAD: mais de 30% dos trabalhos do Ceará são do TCM-CE

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM- CE) vai apresentar tecnologias desenvolvidas pelo órgão para fortalecimento da transparência e do controle social no X Congresso de Gestão Pública do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). Foram aprovados cinco artigos do Tribunal de um total de 15 provenientes do Estado do Ceará, uma representatividade de 33%. O evento ocorrerá entre os dias 5 e 7 de julho em Brasília e é considerado o maior evento de gestão pública do país.

Para o presidente do TCM, conselheiro Domingos Filho, “a conquista reflete o comprometimento e a dedicação dos servidores do TCM-CE em inovar e aperfeiçoar o papel do órgão no controle da gestão pública municipal”.

Dos trabalhos aprovados dois se referem a projetos voltados ao desenvolvimento da transparência pública e do controle social: a atuação do Observatório de Licitações e a criação do Índice de Transparência Municipal. Conforme o diretor-geral do TCM, Juraci Muniz, “tais ferramentas serão abordadas no Congresso como casos de sucesso, isso demonstra o esforço do Tribunal e de seu corpo de servidores em desenvolver as atividades de controle externo utilizando metodologia arrojada, com planejamento e aplicação de recursos tecnológicos existentes”.

O Observatório de Licitações Municipais é um núcleo da Diretoria de Fiscalização do TCM-CE criado em março de 2014. Foi concebido para atuar antecipadamente, logo a partir da publicação de editais, de modo a evitar a concretização de despesas que venham a ser contratadas irregularmente. Em 2016 a unidade analisou 1.521 processos de 47 municípios, que envolveram cerca de R$ 210 milhões.

O Índice de Transparência Municipal foi uma ferramenta desenvolvida pelo TCM-CE com aplicação a partir de fevereiro de 2016, que atribuiu uma pontuação de zero a 10 com base no nível de conformidade de portais da transparência de 184 Prefeituras Municipais à Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) a partir de 37 requisitos definidos e com fundamentos na legislação.

Os demais artigos foram produzidos por servidores do TCM-CE envolvendo temas como governo eletrônico e transparência (“O estado de transparência digital de portais eletrônicos: um instrumento de auxílio à gestão pública”) e finanças públicas (“Involução financeira e políticas públicas de criação de novos municípios” e “Resultado atuarial dos RPPS municipais cearenses à luz dos registros encaminhados ao MPAS em confronto com os cálculos atuariais elaborados na pesquisa a partir dos registros contidos no TCM-CE”).

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.