Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Economista Raul Velloso fala sobre papel dos Tribunais de Contas

Em palestra concorrida, às 14h30, e que deixou o auditório nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lotado, o Consultor de Economia e Ex-Secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Raul Velloso, participou da 11ª Semana Jurídica. O palestrante discorreu sobre o tema ‘O Papel dos Tribunais de Contas no Desenvolvimento Econômico’.

A mesa de trabalhos foi conduzida pelo Conselheiro Sidney Beraldo e pelo Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Severiano Costandrade.

Com especialização em Análise Macroeconômica e Finanças Públicas, Raul Velloso falou sobre o histórico da criação das Cortes de Contas no Brasil, suas atribuições e do importante papel no controle externo e boa aplicação dos recursos públicos, com foco especial nas ações do Governo Federal, área em que já atuou e que acompanha diretamente. Afirmou em linhas gerais, corroborando com os anunciados esforços dos TCs em priorizar a eficiência dos gastos públicos, que o Governo Federal precisa proceder mudanças na estrutura dos seus dispêndios, hoje muito direcionados a pagamentos de pessoas, tais como folha de pagamento, benefícios assistenciais e saúde, e pouco, a investimentos.

O palestrante, que integrou o Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e o Conselho Técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacou a importancia no obedecimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo ele, ‘uma ferramenta é importantíssima para a economia do país, é peça fundamental para o Brasil evoluir nos últimos anos’.

Para o presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Severiano Costandrade, a palestra proferida por Velloso foi uma oportunidade única para membros e técnicos dos TCs. “Raul Velloso é, reconhecidamente, um dos mais brilhantes economistas do país e nós ficamos muito felizes por ele ter aceitado o nosso convite e nos brindar com um pouco dos seus conhecimentos”, disse.

Ao final da palestra, o Conselheiro Sidney Beraldo dirigiu ao palestrante as perguntas e questionamentos feitos pelo público presente, internautas, e expectadores que acompanharam os trabalhos simultaneamente dos auditórios da Escola de Contas e Ministro Genésio Almeida de Moura.

Fonte: TCE-SP

Mais recentes

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

Leia também

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

A partir das tratativas, a Atricon e o MMA deverão avaliar as frentes de atuação que poderão integrar o futuro acordo, incluindo iniciativas de orientação, formação, monitoramento e estímulo à implementação da educação ambiental nas escolas públicas.

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.