Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Empossada nova procuradora de contas do Tribunal de Contas do Amapá

Foi empossada na última sexta-feira (17), a nova Procuradora de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), Amélia Paula Gurjão Sampaio Freitas, vai integrar o Ministério Público de Contas (MPC).

Amélia Paula foi aprovada no último concurso realizado em 2011, para o cargo de procurador de contas. Atualmente o TCE/AP possui dois procuradores.

Amélia Paula Gurjão Sampaio Freitas, 37 anos, natural de Belém-PA, graduou-se em direito, em 1999, pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Foi Servidora Pública Federal no INCRA, atuando como Fiscal de Cadastro e Tributação Rural.

Exerceu a Advocacia Pública como Procuradora da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO, por cinco anos.

Ministério Público de Contas
O Ministério Público Especial ou Ministério Público de Contas (MPC) é uma instituição secular, que após a promulgação da Constituição Federal de 1988, ganhou assento constitucional.

No estado do Amapá, sua estrutura está disciplinada na Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado, Lei Complementar n.º 10/1995.
No desempenho das funções institucional de Ministério Público, atuam através da fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da Administração Pública direta e indireta de todos os poderes do Estado.

Mais recentes

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

Leia também

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

A partir das tratativas, a Atricon e o MMA deverão avaliar as frentes de atuação que poderão integrar o futuro acordo, incluindo iniciativas de orientação, formação, monitoramento e estímulo à implementação da educação ambiental nas escolas públicas.

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.