Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Membros da Atricon avaliam desempenho do TCE-AC

Integrantes da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), responsável pela avaliação da qualidade e agilidade do controle externo do TCE’s, estão em Rio Branco para avaliar o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC).

A comissão, formada pelos conselheiros Cláudio Couto Terrão, presidente do TCE de Minas Gerais e Antonio Ed Souza Santana, conselheiro substituto do TCE do Rio Grande do Norte, e da diretora geral do TCE de Minas Gerais, Gislaine Fernandes, permanecem até esta terça-feira, 8, no TCE-AC, escutando e discutindo com os membros e servidores as ações desenvolvidas pela Corte de Contas do Acre.

Os três foram recepcionados pelo conselheiro presidente do TCE-AC, Valmir Ribeiro, que deu as boas vindas e agradeceu a presença dos membros da Atricon, destacando a importância da avaliação para o sucesso das ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Acre.

“É com muita alegria que recebemos os colegas da Atricon. Para nós, essa avaliação é de fundamental importância para que possamos também nos avaliar e buscar sempre oferecer um serviço de qualidade à nossa população”, disse.

A avaliação, feita com base no Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), será realizada com base em critérios que envolvem estratégia e desenvolvimento organizacional, normas e metodologia de auditoria, administração e estrutura de apoio, recursos humanos, liderança, comunicação e transparência das Cortes de Contas.

Também serão analisadas a agilidade no julgamento de processos e na apreciação de denúncias e consultas, e a observância das regras para composição dos Tribunais, acompanhamento de decisões, súmulas e jurisprudência.

Antes de se reunirem com os conselheiros acreanos, os membros da Atricon visitaram as instalações do TCE-AC, conhecendo todos os setores da Corte de Contas do Acre.

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.