Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Ministro da Educação destaca atuação do presidente do TCM-PA para retomada de obras paralisadas

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Belém (PA), para o lançamento da Política Pública da Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, do governo estadual, junto com outras autoridades locais e nacionais, entre elas, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), conselheiro Antonio José Guimarães, o governador Helder Barbalho, diretores do Ministério da Educação, deputados e prefeitos.

Durante seu pronunciamento, Santana anunciou o Plano Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, instituído pela Medida Provisória 1.174/2023, que destaca no texto “Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que possuam obras ou serviços de engenharia paralisados ou inacabados poderão manifestar interesse em sua retomada ao FNDE”. Segundo informação atualizada do Ministério, há 492 obras paralisadas no Pará.

Camilo Santana enfatizou a importância da participação do presidente do TCMPA, Antonio José Guimarães, para viabilizar o Plano Nacional. “Eu estive com ele recentemente numa reunião em Brasília exatamente para destravar e facilitar esse programa que eu e o Helder estamos anunciando aqui hoje”, afirmou o ministro.

O governador Helder Barbalho também destacou a relevância “É muito importante a sua presença para que nós possamos construir um movimento de aplicação destas ações no âmbito de todos os municípios do Estado. Neste momento, nós inauguramos com a iniciativa na rede pública estadual. Mas tenho a certeza com a sensibilidade de cada municipalidade do Estado é possível que nós possamos fazer com que esse movimento chegue à rede municipal de ensino”, disse ele.

Em maio, os presidentes dos Tribunais de Contas de todo o Brasil estiveram reunidos com o Ministério da Educação para debateram possibilidades de retomadas de obras que hoje estão paralisadas na área da educação. A reunião teve a participação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Confira o vídeo aqui.

Fonte: TCM-PA

Mais recentes

Atricon apoia guia do UNICEF sobre equidade étnico-racial nas políticas públicas

Portaria estabelece regras para uso de IA Autônoma no TCE-PE

Sebastião Helvecio apresenta experiência dos TCs em seminário na Espanha

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Atricon recomenda: livro aborda o acordo de não-persecução administrativa

Leia também

Atricon apoia guia do UNICEF sobre equidade étnico-racial nas políticas públicas

O material integra a edição 2025-2028 do Selo UNICEF e apresenta recomendações para áreas como educação, saúde, assistência social, proteção contra violências, água, saneamento, participação social e planejamento orçamentário.

Portaria estabelece regras para uso de IA Autônoma no TCE-PE

A medida busca reduzir riscos à segurança digital e proteger dados e informações do Tribunal. Esse tipo de ferramenta é capaz de tomar decisões e executar tarefas com pouca ou nenhuma supervisão humana, a partir de um objetivo definido.

Sebastião Helvecio apresenta experiência dos TCs em seminário na Espanha

O conselheiro emérito participou do Seminário “Fundos Europeus na Universidade Pública: Gestão, Controle e Responsabilidade Institucional”, realizado pela Universidad de Castilla-La Mancha.