Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Mudanças no layout do site do TCDF facilitam consultas processuais

Ocdf site do Tribunal de Contas do Distrito Federal recebeu mudanças no layout para facilitar as consultas processuais pelos usuários. No novo desenho da página principal do site, as caixas de texto usadas anteriormente para as pesquisas foram substituídas por botões para cada funcionalidade, com breves explicações sobre cada uma delas.

A mudança foi feita para tornar a navegação pelo site do TCDF mais intuitiva, melhorando a usabilidade e facilitando a experiência do internauta que quiser consultar informações diversas. Para isso, o menu do lado esquerdo da página principal foi dividido em três grupos – Consulta, Legislação e Destaques –, que reúnem ao todo 11 botões.

Consultas – Informações sobre processos, documentos, licitações, contratos e transparência administrativa do TCDF estão agrupadas neste menu, que tem quatro botões. Ao clicar em “Consulta Processual”, por exemplo, o usuário será direcionado a uma página interna com quatro opções de pesquisa: consulta rápida, consulta processo, consulta documento e consulta advogado.

A consulta rápida permite pesquisar, de forma ágil, por processos do TCDF, processos do GDF, decisões, documentos, pautas de sessões futuras do Plenário do TCDF e atas de sessões já realizadas. A opção “Consulta Processo”, por sua vez, permite obter informações gerais, acessar as peças disponíveis e verificar trâmites processuais.

Na opção “Consulta Documento” é possível visualizar informações sobre determinado documento a partir do seu número ou ano e, se ele for público, o usuário pode fazer o download. Já a opção “Consulta Advogado” mostra dados sobre processos em que determinado advogado atue, a partir do nome ou do número de registro dele na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Peças processuais – As peças de processos do TCDF são tornadas públicas automaticamente quando há uma decisão de mérito cadastrada no processo, exceto se forem informações classificadas como sigilosas ou restritas.

Em todas as pesquisas, quando o resultado for apenas um processo ou documento, o sistema retorna os dados deste processo ou documento. Quando o documento ou processo for sigiloso ou restrito, serão exibidas apenas as informações que não prejudiquem a classificação de sigilo/restrição.

Legislação e Destaques – Os botões de pesquisa de legislação incluem consultas ao Sistema Integrado de Normas Jurídicas do DF (SINJ), à Jurisprudência do TCDF, ao Regimento Interno e à Lei Orgânica do Tribunal. Os Destaques, por sua vez, permitem ao usuário visualizar a lista completa das auditorias realizadas pelo Tribunal e baixar os relatórios disponíveis, além de acessar a página do Ministério Público de Contas e o Espaço do Cidadão, onde são informados os diversos canais de comunicação da Corte com o público.

Mais recentes

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Auditores visitam municípios para fiscalizar condições de funcionamento dos serviços de assistência social

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 63/2026

Leia também

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

Um encontro, realizado na sede do STJ, em Brasília, teve como foco o fortalecimento da cooperação entre as instituições e a construção de iniciativas conjuntas.

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Cerca de 70 técnicos de Tribunais de Contas de todo o país estiveram reunidos no TCE-AL para a Semana da Garantia da Qualidade.

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Seguem abertas as inscrições para a quinta etapa das capacitações regionais dedicadas à mensuração de benefícios gerados a partir das ações de controle externo, que acontecerá na Região Suedeste do país, de 29 de setembro a 1º de outubro, na sede do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio)