Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Ouvidoria do TCE-RS é finalista em concurso da CGU

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) é finalista do I Concurso de Boas Práticas do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) na categoria ampliação de espaços e canais de participação social. As ações de fortalecimento e ampliação do número de ouvidorias públicas dos Legislativos e Executivos do RS promovidas pelo TCE-RS concorreram com outras 71 práticas.

De acordo com o Ouvidor do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, as ações desenvolvidas resultaram, em 2016, no aumento de 104% no número de ouvidorias públicas nos Executivos e nos Legislativos gaúchos. O trabalho foi dividido em quatro eixos: a realização de um diagnóstico das ouvidorias dos Executivos e dos Legislativos gaúchos; a promoção de capacitação para os servidores; a conscientização dos gestores públicos quanto à necessidade da ampliação do número de canais de comunicação com a sociedade e o lançamento da Cartilha pra Ouvidorias Públicas.

No diagnóstico foram avaliados o funcionamento, a composição e a forma de relacionamento com os cidadãos, além de outros aspectos que visam a garantir os meios necessários para a atuação satisfatória das ouvidorias. Em breve, a Ouvidoria do TCE-RS deve lançar a segunda edição da pesquisa.
O coordenador da Ouvidoria, Airton Rehbein, destaca que o regulamento do Concurso da CGU observou critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, além de simplicidade e facilidade de replicação das práticas. Seis ideias, de cada categoria, foram pré-selecionadas. O resultado final da última etapa do concurso será no dia 16 de março de 2018, em Brasília/DF.

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.