Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

PNTP 2026 entra na etapa de Garantia da Qualidade, confira os próximos passos

O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) 2026 está atualmente na etapa de Garantia da Qualidade, fase destinada à revisão dos portais que, após a validação realizada pelos Tribunais de Contas, alcançaram os requisitos necessários à obtenção de nível de certificação no Programa.

As diretrizes para a realização da Garantia da Qualidade foram formalmente estabelecidas pela Portaria Atricon 61/2026, que constituiu a Comissão responsável pela etapa e disciplinou suas competências e os principais procedimentos aplicáveis à revisão.

A Garantia da Qualidade realizada por representantes de diferentes Tribunais de Contas, tem como objetivo promover maior uniformidade na aplicação dos critérios do PNTP, além de reforçar a consistência, a comparabilidade e a confiabilidade dos resultados.

Nesta etapa, a Comissão de Garantia da Qualidade verifica a aderência dos portais aos requisitos do Programa considerando a situação das informações na data da revisão, uma vez que os órgãos e entidades públicas devem manter permanentemente disponíveis e atualizadas as informações exigidas.

Confira o cronograma das etapas:

  • Revisão preliminar dos portais: 1º a 25 de setembro
  • Manifestação dos Tribunais de Contas: 28 de setembro a 9 de outubro
  • Análise das manifestações dos Tribunais de Contas: 13 a 23 de outubro

Os índices, as classificações e os níveis de certificação ainda estão sujeitos à alteração durante a etapa de Garantia da Qualidade. Por essa razão, os resultados permanecem confidenciais até a divulgação oficial, prevista para 10 de novembro de 2026, no Radar Nacional da Transparência Pública.

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.