Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Primeira infância será contemplada no Plano Anual de Fiscalização do TCE-MS

O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, que coordena o Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, entregou na quarta-feira, 2 de agosto, ao presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos, o resultado de um trabalho realizado pela dimensão Fiscalização com os chefes de Divisões do TCE-MS para a proposição de ações que envolvam a primeira infância a serem incluídas no Plano Anual de Fiscalização de 2024 e também informar as ações que já foram inseridas no Plano de 2023.

O coordenador do Programa também fez a entrega do resultado de um levantamento sobre a situação da infraestrutura das escolas e creches do nosso estado. “Consultamos os 79 municípios e recebemos resposta de 75. Tabulamos os dados e hoje temos a estimativa das demandas não atendidas das vagas em creches, escolas que estão sendo reformadas e obras paralisadas”.

Na reunião também foi repassado ao presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, o relatório “Alternativas eficientes de licitações para atender escolas públicas”, uma proposta de encaminhamento a respeito da realização de reformas e construção de unidades escolares.

“Todo o meu gabinete trabalhou se empenhou para buscar uma solução jurídica a respeito do modelo de contratação e também sobre a captação de recursos voltados para a construção e reforma e como o TCE pode acompanhar e controlar a aplicação desses recursos sem perder a sua independência a sua finalidade de fiscalizar”, explicou o conselheiro substituto Célio de Oliveira.

Ao final da reunião, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos, ressaltou o empenho de todos os servidores do Tribunal. “Temos 100 por cento dos nossos servidores envolvidos nesse Programa. Tenho certeza que a próxima sexta-feira, quando faremos o lançamento oficial do Programa, será o início de uma transformação para o nosso futuro, é o embrião daquilo que todos nós queremos, que é uma sociedade melhor e mais justa”.

O lançamento do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância será no dia 4 de agosto, a partir das 7 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Fonte: TCE-MS

Mais recentes

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

30 boas práticas de 28 municípios recebem destaque do TCE-PR em evento do Progov

Experiência compartilhada na Rede Integrar aproxima Tribunais de Contas no uso de inteligência artificial

Leia também

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

Por meio de uma narrativa lúdica e acessível, a obra aborda conceitos de educação financeira e estimula reflexões sobre planejamento, consumo consciente, sustentabilidade e solidariedade.

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

Encontro, que ocorre em 20 de outubro, busca discutir os desafios da implementação do ECA Digital, com palestras e painel de especialistas

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

As inscrições são gratuitas e começam nesta sexta-feira, 16 de outubro, seguindo até o dia 10 de dezembro de 2026.