Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Projeto de capacitação do TCE-MT será apresentado em reunião do Conselho Deliberativo da Atricon

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon),  conselheiro Antonio Joaquim, vai apresentar aos membros do Conselho Deliberativo da entidade, o projeto desenvolvido pelo TCE de Mato Grosso voltado à capacitação de integrantes de conselhos municipais responsáveis pelo acompanhamento de políticas publicas, a exemplo de educação e saúde. A ideia é propor a adoção do projeto pelos demais Tribunais de Contas.
“A iniciativa é inédita e precisa ser compartilhada, seja pela sua relevância, seja pelo impacto positivo no fortalecimento do controle social “, justificou. O presidente da Atricon avaliou o projeto como “um exemplo concreto e verdadeiro na capacidade de os Tribunais de Contas atuarem decisivamente no estímulo ao controle social”.

Ainda na avaliação do presidente da Atricon, o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, deixou o campo do discurso e caminhou à efetividade, ao articular com a Universidade Federal de Mato Grosso a realização de um curso de extensão voltado para integrantes de conselhos municipais responsáveis pelo acompanhamento de políticas públicas. “Estamos diante de uma nova e amplificada visão de cooperação com o controle social”, disse.

A apresentação do projeto ocorrerá no dia 2 de julho, em Brasília, durante a segunda reunião do Conselho Deliberativo da Atricon – essa instância reúne representantes de 33 dos 34 Tribunais de Contas brasileiros e tem autoridade para encaminhar ou aprovar proposições no intervalo entre a realização de Encontros ou Congressos de Tribunais de Contas.

Mais recentes

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

TCE-PB institucionaliza Programa LiberTCE para incentivar a leitura e a ressocialização nos presídios

Edilberto Pontes, diretor da Atricon, será homenageado por mestrandos da FGV

TCE-AC participa de lançamento de ações do CNJ para reduzir superlotação e ampliar oportunidades de trabalho nos presídios

Presidente Edilson Silva aborda atuação dos TCs brasileiros durante seminário internacional em Lisboa

Leia também

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.

TCE-PB institucionaliza Programa LiberTCE para incentivar a leitura e a ressocialização nos presídios

O projeto existe no TCE-PB desde 2019 e, com a aprovação da resolução, passa a ter caráter permanente. A iniciativa prevê a arrecadação gratuita e voluntária de livros doados por pessoas físicas e jurídicas, membros e servidores do Tribunal, entre outros.

Edilberto Pontes, diretor da Atricon, será homenageado por mestrandos da FGV

A solenidade será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), no dia 4 de dezembro.