Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Rede Integrar segue com inscrições abertas para o 3º Encontro Técnico, em Porto Alegre

O Comitê Estratégico da Rede Integrar (RI) comunica a abertura das inscrições para a terceira edição do Encontro Técnico da Rede, a ser realizado nos dias 2 e 3 de julho de 2026, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), em Porto Alegre. As inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma EAD do TCE-RS, acessível pelo link: https://novoead.tce.rs.gov.br/course/index.php?categoryid=4. É necessário ter conta no Gov.BR. A partir das inscrições, serão gerados os certificados de participação pelo TCE-RS. O evento reunirá integrantes do Comitê Técnico, responsáveis pelas iniciativas previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2026 e assessores de comunicação dos órgãos de controle.

Programação

A agenda contempla painéis temáticos e reuniões especializadas, com apresentação do progresso das iniciativas conduzidas pela Rede e troca de experiências sobre governança estratégica e comunicação estratégica. Entre os temas centrais estão o aprimoramento do processo de planejamento das ações que comporão o PAT 2027 e a construção de estratégias para a difusão de conhecimentos técnicos transversais, com vistas à elevação do padrão das atividades desenvolvidas no âmbito da Rede.

O PAT 2026 e as iniciativas em andamento

O Plano Anual de Trabalho 2026 reúne 27 iniciativas, das quais 13 são ações de fiscalização, incluindo auditorias, avaliações e monitoramentos em áreas como assistência social, educação, saúde, saneamento, meio ambiente, segurança pública e transferências de recursos. O plano também abrange estudos colaborativos, intercâmbio técnico e iniciativas de capacitação entre os tribunais de contas participantes.

Entre os resultados esperados estão diagnósticos nacionais, notas técnicas, painéis de dados, referenciais metodológicos, plataformas digitais e ações formativas que subsidiarão futuras fiscalizações e contribuirão para o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Sobre a Rede Integrar

A Rede Integrar é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Atricon e o Tribunal de Contas da União (TCU), com a adesão dos tribunais de contas de todo o país. A iniciativa promove o intercâmbio de metodologias, dados, experiências e tecnologias, ampliando a capacidade de análise sobre temas relevantes para o controle externo.

Em 2026, a Rede opera pela primeira vez sob sua nova estrutura de governança, composta por três comitês — Estratégico, Coordenador e Técnico —, com participação de representantes das três esferas federativas.

Inscrições: https://novoead.tce.rs.gov.br/course/index.php?categoryid=4

Acesse aqui sugestões de hospedagens: https://atricon.org.br/tce-rs-sediara-o-iii-encontro-da-rede-integrar-veja-as-sugestoes-de-hospedagens/

Mais recentes

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

TCU sediará lançamento de livros em outubro

Leia também

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

A iniciativa pretende ampliar a efetividade, a transparência e a cobertura do acompanhamento das políticas públicas educacionais por meio da atuação coordenada das instituições que integram a Rede Integrar.

Rede Integrar inicia construção do PAT 2027 com a participação dos Tribunais de Contas

Rede Integrar intensifica acompanhamento de ações que devem ter resultados divulgados até o fim do ano