Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Representantes de TCs participam de capacitação sobre combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de contas e servidores de Tribunais de Contas brasileiros receberão orientações sobre procedimentos de combate à corrupção e lavagem de dinheiro em capacitação programada para esta semana, 25 a 27 de setembro, a ser realizada no auditório do TC-DF, em Brasília. A atividade faz parte da programação nacional da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo, criada pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A capacitação foi organizada pela Atricon em parceria com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e Instituto Rui Barbosa (IRB). Das 90 vagas oferecidas, 30 serão preenchidas por juízes, procuradores de justiça, auditores fiscais, analistas e servidores de outras instituições. As outras 60 foram reservadas para representantes de Tribunais de Contas.

A ENCCLA é uma ação articulada de Estado, concebida e criada em 2003. Vinculada ao Ministério da Justiça, extrapola as barreiras do Governo Federal e hoje é uma ação do Estado brasileiro (todos os Entes) neste combate. Reúne entidades representativas das mais variadas, como Abin, AGU, CGU, TCU, STJ, STF, CNJ, CNMP, CNPG, CADE, COAF, CVM , BACEN, BB, CEF, Câmara dos Deputados, Conselho Nacional de Chefes de Polícia, Polícia Federal, MPF e MP de vários Estados, INSS, órgãos do Governo Federal, Associação da Polícia Federal, Associação dos Juízes Federais, dos Magistrados Brasileiros, dos procuradores da república etc.

A capacitação a ser realizada no Auditório do TC-DF faz parte do PNLD – Programa Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, criado pela ENCCLA em 2004 e que já capacitou mais de 11 mil pessoas em 26 Unidades da Federação. Esse é o primeiro treinamento dirigido para Tribunais de Contas e, um outro evento semelhante já está acordado para ser realizado no primeiro semestre de 2014.

 

Mais recentes

Inaldo Araújo, presidente do IRB, visita nova sede da Atricon em Brasília

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Leia também

Inaldo Araújo, presidente do IRB, visita nova sede da Atricon em Brasília

Inaldo Araújo percorreu os mais de 500 m² ao lado do secretário executivo da Associação, Filipe Radajeski, e do gerente da Sede Brasília, João Lopes.

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.