Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Seguem abertas as inscrições para seminário sobre controle e futuro da infraestrutura

O Tribunal de Contas da União (TCU) promove, nos dias 15 e 16 de setembro, em Brasília, o evento “Controle, Investimentos e Futuro da Infraestrutura para o cidadão”. Realização será no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), a escola superior do TCU.

O encontro celebra os 30 anos do Fiscobras e reúne especialistas, gestores públicos e autoridades para debater os rumos das obras públicas, a eficiência dos investimentos e os desafios da fiscalização no Brasil.

>> Faça sua inscrição

Entre os destaques da programação está a participação do jornalista, filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, que fará palestra de abertura sobre os desafios da ética e valores atualmente.

Livre-docente em Ética pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Clóvis de Barros Filho é reconhecido como um dos pensadores mais articulados do país. O acadêmico abordará como os valores éticos devem nortear não apenas as condutas individuais, mas também as tomadas de decisão no setor público e as políticas de infraestrutura que afetam diretamente a vida dos cidadãos.

>> Confira a programação completa do evento

Infraestrutura com foco no cidadão

O encontro busca criar um espaço de diálogo entre órgãos de controle e sociedade civil. As discussões abordarão a importância da transparência, da governança e da aplicação responsável dos recursos públicos no desenvolvimento de projetos de infraestrutura.

Agentes de inteligência artificial na análise de projetos e orçamentos de obras públicas; reforma tributária nos contratos de infraestrutura; desafios socioambientais para o setor; planejamento de infraestrutura de transporte serão alguns assuntos abordados nos dois dias de encontro.

Trabalhos selecionados

A coordenação do evento selecionou dez trabalhos de auditores e pesquisadores da área de Controle em Infraestrutura, que serão apresentados no Seminário.

>> Confira os trabalhos selecionados

Mais recentes

TCE-AC participa de lançamento de ações do CNJ para reduzir superlotação e ampliar oportunidades de trabalho nos presídios

Presidente Edilson Silva aborda atuação dos TCs brasileiros durante seminário internacional em Lisboa

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

Leia também

TCE-AC participa de lançamento de ações do CNJ para reduzir superlotação e ampliar oportunidades de trabalho nos presídios

Missão do Conselho Nacional de Justiça ocorre quatro dias após decisão unânime do Tribunal que determina melhorias de pessoal e infraestrutura nas unidades prisionais acreanas

Presidente Edilson Silva aborda atuação dos TCs brasileiros durante seminário internacional em Lisboa

Na abertura do X Seminário Ibero-Afro-Americano de Direito e Controle, Edilson Silva destacou que o consenso pressupõe independência. Em palestra, apresentou a trajetória da Emenda Constitucional nº 139/2026, que reconheceu os Tribunais de Contas como instituições permanentes e essenciais.

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

Por meio de uma narrativa lúdica e acessível, a obra aborda conceitos de educação financeira e estimula reflexões sobre planejamento, consumo consciente, sustentabilidade e solidariedade.