Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Seminário de Controladores e Ouvidoria Itinerante do TCE-PI

Após o Seminário de Construção de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante realizado em Valença, na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado, através de sua Escola de Gestão e Controle (EGC), levará o evento até a cidade de Piripiri, entre os dias 25 e 26 de fevereiro.

 Durante o Seminário, conselheiros do TCE, auditores de Controle Externo, membros do Ministério Público de Contas e Controladoria Geral do Estado, entre outros, realizarão palestras, minicursos e debates, permitindo um contato mais direto entre os cidadãos e os mecanismos do controle externo. No decorrer da programação do evento, a população poderá contribuir diretamente para a fiscalização, através de denúncias e sugestões que podem direcionar o trabalho desses órgãos.

 Os conselheiros Jaylson Campelo, Lilian Martins e Delano Câmara serão os palestrantes durante o primeiro dia do seminário (terça-feira, 25), e falarão sobre temas relacionados ao funcionamento do Tribunal, a Ouvidoria como instrumento de controle e qualidade do serviço público e a atuação das câmaras municipais no controle da administração pública. Na quarta-feira, 26, o auditor fiscal de controle externo do TCE, Vilmar Miranda, palestrará sobre as principais falhas nas prestações de contas. No mesmo dia, o Procurador de Contas do Ministério Público de Contas, Leandro Nascimento e o Controlador Geral do Estado, Darcy de Albuquerque Júnior, também palestrarão.

 A programação conta ainda com seis minicursos, abrangendo as áreas de processo administrativo fiscal, licitações e contratos, regime próprio de previdência, retenção e recolhimentos, formação de vereadores e controle social na área educacional.

 Para inscrições e visualização da programação completa, os interessados podem acessar a página do Seminário no site do TCE, disponível no link http://www.tce.pi.gov.br/site/noticias-s/eventos-do-tce/1257.

Mais recentes

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

30 boas práticas de 28 municípios recebem destaque do TCE-PR em evento do Progov

Experiência compartilhada na Rede Integrar aproxima Tribunais de Contas no uso de inteligência artificial

Leia também

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

Por meio de uma narrativa lúdica e acessível, a obra aborda conceitos de educação financeira e estimula reflexões sobre planejamento, consumo consciente, sustentabilidade e solidariedade.

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

Encontro, que ocorre em 20 de outubro, busca discutir os desafios da implementação do ECA Digital, com palestras e painel de especialistas

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

As inscrições são gratuitas e começam nesta sexta-feira, 16 de outubro, seguindo até o dia 10 de dezembro de 2026.