Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

​​​​​​​Seminário do TCE-RR reúne instituições para a assinatura do Pacto Estadual da Primeira Infância

Nesta terça-feira (22), o Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) em parceria com a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), realiza o seminário “Lugar de criança é no orçamento público”. O evento ocorre no mês dedicado às ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 anos de idade, a chamada primeira infância.

“O objetivo deste evento é sensibilizar todos os poderes, deputados, gestores públicos, em especial os prefeitos do nosso estado, para que num esforço conjunto, nós possamos unir forças para melhorar a vida das nossas crianças”, reforça a coordenadora do Grupo de Trabalho pela Primeira Infância no TCERR, conselheira Cilene Salomão.

O evento acontece a partir das 8h30, no plenário Noêmia Bastos Amazonas (ALE/RR), e contará com a participação de dois especialistas, Vital Didonet, um dos responsáveis pela elaboração da Lei 13.257/2016, que instituiu o Marco Legal da Primeira Infância, e Claudia Costin, professora universitária FGV e Harvard, ex-diretora de Educação do Banco Mundial, presidente do Instituto Singularidades.

As instituições presentes também assinarão o Termo de Compromisso do Pacto Estadual da Primeira Infância e o TCERR fará o lançamento do portal da Primeira Infância. Os participantes terão, ainda, um momento específico para as discussões técnicas com painéis temáticos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Manhã

9h – Abertura do evento e composição da mesa de autoridades

10h10 – Assinatura do Termo de Compromisso do Pacto Estadual pela Primeira Infância

11h – Palestra “A importância da Primeira Infância na vida das pessoas e garantia das políticas públicas nos instrumentos de planejamento PPA, LDO E LOA” – Vital Didonet

11h30 – Palestra “Criação de novas estratégias e boas práticas para ampliar o número de vagas em creche e pré-escola” – Claudia Costin

12h – Lançamento do portal da Primeira Infância no site do TCERR

12h10 – Encerramento

Tarde

14h – Abertura

14h35 – Painel mediado pelo deputado estadual Marcos Jorge (relator da LDO)

15h10 – Momento interação perguntas e resposta

16h50 – Apresentação sobre o Selo Unicef, por Estela Caparelli, chefe do escritório da Unicef em Roraima

17h – Encerramento

Fonte: TCE-RR

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.