Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-AM alerta gestores sobre medidas de combate à violência nas escolas públicas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria de Controle Externo (Secex) e do Departamento de Auditoria em Educação (DEAE) emitiu um alerta nesta segunda-feira (7) para que gestores do Estado e dos municípios adotem medidas contra a violência nas escolas públicas. O objetivo é garantir mais segurança para alunos, professores, servidores e também proteger o patrimônio público.

O documento, divulgado no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM, reforça a importância de ações que previnam situações de risco nas escolas e ajudem a preparar alunos e funcionários para lidar com emergências.

O TCE destaca que é essencial incluir o tema da violência no dia a dia das escolas, com campanhas educativas, orientações sobre bullying, abusos e negligência, além de criar formas claras de reagir a esses casos. A recomendação é que haja uma atuação conjunta entre as áreas da Educação, Saúde, Assistência Social e Segurança Pública.

O Tribunal também chama atenção para a segurança física dos prédios escolares. Entre as exigências estão: o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, sistemas de vigilância, manutenção regular dos prédios e a inclusão de temas sobre desastres e segurança nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs).

Cada escola também deve ter um Plano de Segurança e Resposta às Ameaças, como determina a Lei Estadual nº 6.821/2024. Embora a lei seja voltada para a rede estadual, o TCE recomenda que os municípios sigam a mesma orientação.

O Tribunal alerta que o não cumprimento dessas orientações pode levar à responsabilização dos gestores, conforme a legislação vigente.

Fonte: TCE-AM

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.