Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-AM contribui na formação de jovens para o mercado de trabalho

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) está contribuindo na formação de futuros profissionais para o mercado de trabalho amazonense, por meio do Programa de Aprendizagem com Educação para o Trabalho (Paet), conhecido como “Menor Aprendiz”.

Firmado por meio de convênio entre o TCE-AM e o Centro Social Nossa Senhora das Graças, em 1999, o programa social já atendeu, aproximadamente, 500 jovens manauenses.

O principal objetivo do “Menor Aprendiz” é contribuir com o desenvolvimento social e profissional do adolescente, mediante atividades teóricas e práticas desenvolvidas nos vários setores do TCE, dando oportunidade para a primeira experiência profissional a esses jovens.

O programa abre inscrições para novos participantes a cada 2 anos e contribui também com o aumento da renda familiar do adolescente, que recebe um salário mínimo, como ajuda de custo, mais vale-transporte e alimentação. O trabalho desperta ainda maior interesse pela escola, uma vez que o desempenho está vinculado à ficha funcional do Tribunal.

Os jovens — que recebem formação técnico-profissional no TCE — têm idade entre 14 e 16 anos e permanecem em média 15 meses na instituição, saindo na idade de escolher uma carreira profissional.

Aprovados em vestibulares

Um bom exemplo do estímulo profissional aos adolescentes é que no último processo seletivo das Universidades Federal do Amazonas, do Estado do Amazonas e faculdades particulares, dez ex-jovens aprendizes da última turma foram aprovados.

De acordo com a chefe da Divisão de Assistência Social (DIAS), Ângela Maria Pedrosa Galvão, responsável pelos aprendizes, houve caso de jovens, que depois de se tornarem universitários, a retornaram ao TCE como estagiários nas áreas de direito, administração, contabilidade e tecnologia da informação. “Ficamos surpresos quando encontramos esses meninos de volta no TCE como estagiários. Isso é muito gratificante”, comentou.

Hoje, 50 jovens participam do programa no Tribunal. Dos 500 que passaram pelo programa, pelo menos 40 voltaram como estagiários.

Mais recentes

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

30 boas práticas de 28 municípios recebem destaque do TCE-PR em evento do Progov

Experiência compartilhada na Rede Integrar aproxima Tribunais de Contas no uso de inteligência artificial

Leia também

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

Por meio de uma narrativa lúdica e acessível, a obra aborda conceitos de educação financeira e estimula reflexões sobre planejamento, consumo consciente, sustentabilidade e solidariedade.

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

Encontro, que ocorre em 20 de outubro, busca discutir os desafios da implementação do ECA Digital, com palestras e painel de especialistas

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

As inscrições são gratuitas e começam nesta sexta-feira, 16 de outubro, seguindo até o dia 10 de dezembro de 2026.