Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-AP capacita jurisdicionado sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) promove curso sobre a “Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, direcionado aos secretários, vereadores e técnicos dos 16 municípios do Estado. A capacitação tem como objetivo qualificar e atualizar os participantes quanto às exigências do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público da Secretaria do Tesouro Nacional.
De acordo  com a Conselheira Presidente, Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, o curso foi idealizado para atender uma das demandas dos Prefeitos e Vereadores, ao TCE/AP, em janeiro deste ano, quando a Corte de Contas visitou todos os municípios para prestar informações, entregar documentos e esclarecer duvidas dos jurisdicionados. “A Escola de Contas montou um calendário de cursos para atender as necessidades dos gestores, secretários e técnicos. O Tribunal, também tem a missão de orientar e capacitar os jurisdicionados”, disse a Presidente.
O curso está sendo ministrada pelo coordenador de especialização em Gestão Pública da Universidade da Amazônia/PA, Luiz Thomaz Conceição Neto, que também atua no Ministério Público do  Estado do Pará, exercendo a função de contador.
A capacitação acontece no auditório do órgão, iniciou ontem (12),  e segue até sexta-feira (14).

Mais recentes

Atricon – Nota Pública

Combate a crimes ambientais na Amazônia é tema de palestra durante congresso em Lisboa

Ação de campo monitora gestão e desmatamento em unidade de conservação no Acre

Rede STI foca em governança corporativa de TI para expandir inovação e mitigar riscos

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 05/2026

Leia também

Atricon – Nota Pública

Conclamamos os agentes públicos à moderação, à prudência e à temperança em suas manifestações e deliberações, valorizando o papel das instâncias colegiadas e a autocontenção institucional.

Combate a crimes ambientais na Amazônia é tema de palestra durante congresso em Lisboa

O presidente da Atricon, Edilson Silva, ministrou palestra sobre o combate aos crimes ambientais na Amazônia, durante a programação do último dia do Congresso Internacional de Cooperação Jurídica e Combate ao Crime Transnacional.

Ação de campo monitora gestão e desmatamento em unidade de conservação no Acre

Fiscalização na região de Jurupari integra segunda etapa de trabalho iniciado em 2025 e busca avaliar a efetividade das recomendações de controle e validar ferramentas tecnológicas aplicadas ao monitoramento ambiental