Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-AP Cidadão vai fiscalizar e incentivar o controle social no Amapá

imagesO Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), inicia o projeto de Fiscalização e Controle Social “TCE Cidadão”, que tem por objetivo fiscalizar a aplicação dos recursos públicos nas áreas de Educação, Saúde e Segurança, além de promover ações de cidadania e controle social. A primeira ação vai ocorrer na Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos, no próximo sábado (13), das 8h30 às 13h, no bairro Novo Horizonte.

A equipe de Fiscalização do Tribunal fará durante esta semana levantamento da atual situação da Escola Raimunda dos Passos, da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Delegacia de Polícia do Novo Horizonte, que até sábado concluirá a fiscalização, para gerar relatórios que serão entregues ao Governo do Estado e à Prefeitura de Macapá.

A visita técnica na escola, vai averiguar a qualidade no ensino, carência de professores, controle de segurança da escola, estrutura física (limpeza e manutenção), merenda escolar, caixa escolar entre outros. Na UBS, serão fiscalizadas a estrutura física, higiene e limpeza, números de servidores (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio administrativo) atendimento e armazenamento de medicação e materiais diversos. Na delegacia, a equipe de fiscalização fará um levantamento das dependências físicas (gabinetes e celas), higiene e limpeza, pessoal de atendimento, viaturas e serviço telefônico.

De acordo com a presidente do Tribunal de Contas, Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, o projeto busca dar uma resposta mais célere aos anseios da população amapaense. “ A participação de cada cidadão é importante para juntos fiscalizarmos a aplicação dos recursos públicos”, disse a presidente.

O Tribunal em parceria com órgãos estaduais e municipais, também vai promover ações de cidadania com foco no Controle Social. O trabalho será desenvolvido pela unidade de fiscalização e a Ouvidoria Geral de Contas da instituição.

Parceiros: Seed, Sejup, Defenap, Superfácil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Macapá, Sesc, Senac e Academia Energy Sport.

Mais recentes

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

TCU sediará lançamento de livros em outubro

Leia também

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

O encontro reunirá representantes do BID, membros e servidores de Tribunais de Contas e profissionais que atuam na fiscalização de projetos financiados, total ou parcialmente, com recursos do banco.

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Entre os apoiadores da atividade estão a Atricon, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

A iniciativa pretende ampliar a efetividade, a transparência e a cobertura do acompanhamento das políticas públicas educacionais por meio da atuação coordenada das instituições que integram a Rede Integrar.