Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-AP: Projeto TCEndo Conexões pela Paz destaca valorização da vida no município de Amapá

Gestores públicos, servidores da saúde, educadores e conselheiros tutelares do município de Amapá recebem esta semana o Projeto TCEndo Conexões pela Paz, uma iniciativa do TCE-AP de valorização da vida e que faz parte da 5ª edição do TCE na Comunidade, programado para acontecer em novembro, no município.

A ideia do projeto partiu da preocupação de professores e autoridades do município com o comportamento dos alunos, principalmente depois da pandemia.

Reunindo um público de, aproximadamente 300 pessoas, as capacitações focam no gerenciamento pacífico de conflitos nos espaços escolares, por intermédio do diálogo, das práticas restaurativas, promoção da cultura de paz e do protagonismo juvenil, por considerar que a escola é o ambiente ideal para a disseminação de valores e construção da cidadania. “O município de Amapá é o primeiro a receber o projeto. Nossa equipe, composta de psicólogos e assistentes sociais, leva capacitação aos gestores e educadores que vão repercutir uma nova cultura de paz dentro da sala de aula”, explicou Cristiane Godim, diretora da Escola de Contas do TCE-AP

O presidente do TCE-AP, conselheiro Michel Houat Harb, ressaltou que, há dois meses, recebeu a visita da defensora pública do município de Amapá, Adegmar Loiola, e o prefeito Carlos Sampaio, que manifestaram preocupação com o aumento dos processos relacionados a violência contra crianças e adolescentes. “Não poderíamos ficar inertes diante desta situação. Mobilizamos uma equipe técnica e esta semana estamos lançando o projeto que busca combater a violência e ampliar a cultura da paz”, disse o conselheiro Michel Harb.

As capacitações acontecem de 4 a 8 de outubro, no campus II da Ueap, localizado em Amapá. O projeto dá início as atividades da quinta edição do TCE na Comunidade, marcado para os dias 10, 11 e 12 de novembro deste ano, no município de Amapá.

Fonte: TCE-AP

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.