Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-CE: Impactos da pandemia na economia e de transição de governo são temas do IV Seminário TCEduc 2020

Verificar a importância da transição de governo e discutir os dispositivos legais para gestão e finanças públicas no último ano de mandato eleitoral. Esse foi o objetivo do IV Seminário Virtual TCEduc 2020, realizado nesta quinta-feira (1/10), e que finalizou a série de encontros de capacitação promovidos pelo Instituto Plácido Castelo (IPC).

As boas-vindas aos participantes foi feita pelo diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo, que abordou a preocupação da Escola de Contas em se adaptar, diante da crise sanitária, para realizar as ações do TCEduc. “O TCEduc é um programa iniciado em 2018, com a realização de eventos regionais com a participação de todos os municípios cearenses. Pelo período excepcional que estamos passando, fizemos a opção de ofertar eventos online”, destacou Alexandre, “e vamos continuar com esse programa de capacitações no próximo ano”.

Transmitido pelo canal do YouTube do Instituto Plácido Castelo (IPC), a programação contou a com a palestra “Pós-pandemia: desafios para a retomada da economia”, pelo vice-presidente do Tribunal, conselheiro Edilberto Pontes, e da capacitação “Aspectos práticos de gestão e finanças públicas na transição de governos”, pelas analistas de Controle Externo do TCE Ceará, Adriana Pinheiro e Edna Xavier, sob a mediação do coordenador-geral do IPC, Juraci Muniz.

O conselheiro Edilberto Pontes apresentou cenários e perspectivas sobre a recuperação econômica do País, apontando os desafios para os Governos, seja a União, seja os entes subnacionais (Estados e Municípios). Inferiu que a recuperação pós-pandemia é de natureza dinâmica e que dependerá da avaliação e decisão dos agentes políticos sobre questões como, o papel do Estado, especialmente no investimento, a flexibilização de regras fiscais e gestão do endividamento público. “Todos sabemos que a pandemia ocasionou um impacto muito grande sobre a economia brasileira, como também mundial, sobre as finanças públicas. Com isso é válido refletir qual será o papel do Estado brasileiro no processo de recuperação”, apontou Edilberto.

Na parte seguinte do Seminário, Adriana Pinheiro e Edna Xavier abordaram os atos de gestão regulados na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na Lei Eleitoral (Lei nº 9504/1997), que devem ser observados pelos gestores públicos durante o último ano de mandato eleitoral municipal. A partir de questionamentos dos participantes, as instrutoras discutiram temas como disponibilidades financeiras e endividamento, preservação de documentos e arquivos públicos e os procedimentos referentes à transição governamental.

Adriana Pinheiro ressaltou a importância de uma transição governamental regular. “É na transição que o Prefeito, em final de mandato, terá a oportunidade de demonstrar a sua preocupação com os recursos públicos, passando para o futuro gestor os projetos, ações e planos no município e, com isso, preservar os serviços públicos que estão sendo prestados. E o futuro gestor poderá ter acesso a essas informações para poder criar o seu plano de governo”.

Foi ressaltado por Edna Xavier que a pandemia ocasionou uma série de mudanças, como alteração do calendário eleitoral, encurtando o prazo de transição de governo, o que demandará dos gestores públicos um maior esforço e organização. “O gestor deve se respaldar por meio da formalização dos atos, registrando as devidas motivações. A conduta responsável e a gestão fiscal responsável é essencial, principalmente em um período de pandemia”, avalia.

O quarto seminário contou com a tradução em libras do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará, que disponibilizou os intérpretes Aljanielle Amorim e Neto Oliveira.

Desde setembro, a escola de Contas do TCE Ceará vem realizando os Seminários Virtuais TCEduc 2020, que têm como temática este ano “Encerramento de mandato e transição governamental”. A iniciativa permite evidenciar os principais aspectos e recomendações alusivos ao último ano de mandato de administradores públicos e às transições de governos municipais. As qualificações são voltadas a gestores públicos, secretários, servidores e sociedade em geral.

Confira os Seminários na íntegra:

* Seminário 4: 1º de outubro
Tema: Atos práticos de gestão e finanças públicas na transição de governos
Instrutores: Adriana Pinheiro e Edna Xavier

* Seminário 3: 24 de setembro
Inscrição: 14/9 a 24/9
Tema: O controle social na transição governamental
Instrutores: Virgílio Freire

* Seminário 2: 17 de setembro
Inscrição: 8/9 a 17/9
Tema: Obras e Serviços de Engenharia: recomendações práticas na transição de governos
Instrutores: José Almir da Silva e Wanda Murta

* Seminário 1: 10 de setembro
Tema: Aspectos Práticos da Gestão de Pessoal: final de mandato e transição de governos
Instrutores: Elano Lima e Rafael Brandão

 

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4342-impactos-da-pandemia-na-economia-e-de-transicao-de-governo-sao-temas-do-iv-seminario-tceduc-2020

 

Mais recentes

Prêmio +Simples de Linguagem Cidadã é lançado

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Leia também

Prêmio +Simples de Linguagem Cidadã é lançado

Iniciativa vai reconhecer boas práticas dos Tribunais de Contas na adoção da linguagem simples e da comunicação clara; inscrições seguem até 9 de outubro e os vencedores serão anunciados durante o X ENTC, em Belém (PA).

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco.