Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RN cobrará dos jurisdicionados implementação do controle interno

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte aprovou em sessão plenária, a resolução Nº 004/2013 que determina a implementação do sistema de controle interno por parte do Estado e de todos os municípios do Rio Grande do Norte. O objetivo é provocar o jurisdicionado a implantar suas estruturas de controle interno. Os municípios terão que instituir e estruturar o funcionamento da unidade organizacional responsável pela coordenação, orientação e acompanhamento do seu respectivo sistema de controle interno.
O controle interno é responsável por avaliar a execução de programas de governo, comprovar a legalidade e avaliar os resultados da gestão pública, quanto à eficácia e eficiência, exercendo o controle das operações de crédito e apoiando as atividades de controle externo. Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Controle Externo do TCE-RN apenas 31,74% dos municípios possuem Leis instituidoras de controle interno.
“O objetivo do Tribunal é fazer com que esse percentual chegue a 100% até o fim do ano.  Essa é uma das metas do presidente do TCE, Paulo Roberto Alves, e está alinhada com o seu plano de gestão para o biênio 2013/2014”, afirmou o Secretário de Controle Externo, Jailson Tavares. O secretário disse ainda que o Tribunal será rigoroso no cumprimento da resolução.
A resolução 004/2013 estabelece formas e prazos para a apresentação das contas públicas a Corte de Contas, regulamenta os modos de composição, elaboração e organização das contas públicas. A falta de instituição do sistema de controle interno por parte do jurisdicionado implica em sanções que vão desde a desaprovação das contas do gestor até o pagamento de multas.

Mais recentes
Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

G1: TCE aponta falta de planejamento para a primeira infância em MG; 84% das cidades não têm plano específico

Márcio Pacheco é reeleito presidente do TCE-RJ para o biênio 2027-2028

Organização do X ENTC publica lista de iniciativas que serão apresentadas em oficinas

TCE-PB participa de projeto-piloto da Atricon para aperfeiçoar o MMDi-TC

Estudo do TCE-PE aponta que menos de 30% dos municípios de Pernambuco têm coleta e tratamento de esgoto

Leia também

Márcio Pacheco é reeleito presidente do TCE-RJ para o biênio 2027-2028

Na mesma sessão, foram eleitos o conselheiro Thiago Pampolha Gonçalves para a Vice-Presidência e o conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento para o cargo de corregedor-geral. As três escolhas foram unânimes.

Organização do X ENTC publica lista de iniciativas que serão apresentadas em oficinas

As apresentações estão marcadas para o dia 24 de novembro, conforme prevê a programação oficial do evento.

TCE-PB participa de projeto-piloto da Atricon para aperfeiçoar o MMDi-TC

Para o presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, a participação da Corte Paraibana nesta etapa representa uma oportunidade para contribuir diretamente com o aperfeiçoamento da metodologia, a partir da experiência e das características do Tribunal.