Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MS abraça campanha de doação de órgãos

Em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado no dia 27 de setembro, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul realizou na manhã desta terça-feira, dia 10, por meio da Escola Superior de Controle Externo, uma palestra sobre a importância da doação de órgãos, seus mitos e verdades. Servidores da Corte de Contas foram convidados a participar de um bate papo com a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Claire Carmen Miozzo, com a enfermeira do Banco de Olhos da Santa Casa, Adriana Botaro, e a oftalmologista Fabiana Orondjian Verardo, especialista em transplante de córneas. A programação é alusiva a Campanha Setembro Verde, realizada em todo o País para incentivar a doação de órgãos.

A farmacêutica Claire Carmen Miozzo, que coordena a Central Estadual de Transplantes há 18 anos, apresentou números que mostram a realidade no Estado, que está apto a realizar transplantes de córnea, rim, tecido músculo esquelético e, em breve, coração.  Segundo ela, a negativa familiar para a doação de órgãos, após a constatação de morte encefálica, ainda é muito alta. “Para se tornar um doador basta manifestar essa vontade em vida para a família, deixar isso bem claro, porque somente ela poderá autorizar essa doação”.

Claire explica que houve uma grande evolução com o aumento de hospitais notificadores de morte encefálica e de captação de órgãos, mas que as doenças crônicas também aumentaram significativamente, o que faz crescer cada vez mais a fila de pessoas à espera de um órgão para a realização de transplantes. Hoje em Mato Grosso do Sul 210 pessoas aguardam na fila a doação de córneas e 121 estão à espera de um rim. “É importante ressaltar que as filas são estaduais, a prioridade é sempre do morador do Estado. Somente quando o órgão não pode ser transplantado aqui, por algum motivo de incompatibilidade, a Central Estadual oferece o órgão para a Central Nacional de Transplante, em Brasília, a fim de que ele possa beneficiar outro paciente.”

Especialista em transplante de córneas, a oftalmologista Fabiana Orondjian Verardo, explica que, diferente dos demais órgãos, o transplante de córneas não depende de compatibilidade entre o doador e o receptor porque ela é um tecido avascular. “É claro que rejeições podem acontecer, principalmente no primeiro ano após o procedimento, e podem chegar a um índice de 10 a 15% ao longo de toda a vida. Crianças também têm mais pré-disposição para a rejeição.” A médica também esclareceu que hoje algumas clínicas particulares da Capital já estão habilitadas a fazer a cirurgia, assim como o Hospital São Julião e a Santa Casa de Campo Grande.

O Brasil é considerado referência mundial, com o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O país é o segundo maior transplantador mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde. Os órgãos e tecidos que podem ser doados após a morte são: rim, pulmão, coração, válvulas cardíacas, fígado, córnea, ossos, pele, pâncreas e intestino.

 

Tania Sother

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.