Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MS aprecia 68 processos em sessão

Processos relacionados a balanço geral, auditorias, recursos ordinários, prestação de contas de gestão e pedidos de revisão foram julgados pelos conselheiros em sessão do Tribunal Pleno realizada nesta quarta-feira (17/10), no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Presidida pelo conselheiro Waldir Neves, a sessão contou com a participação dos conselheiros, Iran Coelho das Neves, Osmar Jeronymo, Jerson Domingos e Marcio Monteiro que aplicaram multas aos gestores públicos que somaram o valor de 1.882 UFERMS (R$ 50.851,64). A mesa foi composta, também, pelo Procurador Geral do Ministério Público de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Júnior.

Iran Coelho das Neves – O conselheiro relatou um total de 25 processos e no TC/2905/2014, votou pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação das Contas de Governo do Município de Santa Rita do Pardo, referentes ao exercício financeiro de 2013, prestadas pelo então Prefeito Municipal, Cacildo Dagno Pereira, por expressar a posição orçamentária, financeira e patrimonial do exercício, em conformidade com os princípios fundamentais de contabilidade aplicados à administração pública, nas disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal e demais normas aplicáveis à matéria.

Osmar Jeronymo – entre pedido de revisão e recursos ordinários o conselheiro relatou 15 processos, sendo que no TC/14157/2013, referente ao recurso ordinário da Prefeitura Municipal de Cassilândia, interposto por Carlos da Silva, contra o Acórdão da Primeira Câmara n. 234/2012, o conselheiro votou pelo conhecimento e provimento do presente recurso, no sentido de reformar a decisão recorrida e, declarou regular a prestação de contas do Termo de Ajuste n. 10/2010 e excluiu a multa imposta ao recorrente.

Jerson Domingos – a cargo do conselheiro ficou um total de oito processos, sendo que dois referentes a recursos ordinários e os demais relativos à prestação de contas de gestão. No processo TC/8064/2015, referente à Prestação de Contas do Fundo Municipal de Assistência Social de Três Lagoas, relativo ao exercício financeiro de 2014, tendo como gestora Márcia Moura, Prefeita à época. O conselheiro declarou regular e aprovada a Prestação de Contas apresentada.

Marcio Monteiro – um total de 20 processos foi relato pelo conselheiro que na ocasião, no processo TC/12159/2015, referente à prestação de contas de gestão, exercício de 2014, do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Aquidauana tendo como responsável Luiz Eduardo dos Reis, o conselheiro acolheu as manifestações dos órgãos de apoio e votou pelo julgamento de “Contas Regulares”.

Os gestores dos respectivos órgãos jurisdicionados poderão entrar com recurso ordinário e/ou pedido de revisão, conforme os casos apontados nos processos, somente após publicação no diário oficial eletrônico do TCE-MS.

Olga Mongenot

 

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.