Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-PB recebe representantes do Tribunal de Contas do DF em busca de inovações tecnológicas na fiscalização

Na manhã desta quinta-feira (05), o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz Filho, recebeu uma comitiva do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para uma visita institucional. O objetivo foi conhecer as ferramentas de inovações tecnológicas na fiscalização desenvolvidas pelo TCE-PB, que visam aprimorar e fortalecer o sistema de controle externo.

A comitiva do TCDF, que permanecerá no TCE-PB durante dois dias, foi composta por representantes da instituição, incluindo o secretário-geral de Administração, Paulo Cavalcanti de Oliveira; o diretor do Núcleo de Informações Estratégicas, André Fagundes Mendes; o secretário de Tecnologia da Informação, Fábio Pina Marques de Sousa; o diretor adjunto do Núcleo de Informações Estratégicas, Marcello Barros de Oliveira; além dos assessores do Núcleo de Informações, Mário Augusto de Oliveira e Luís Gustavo de Aquino Carvalho, e o assessor da presidência, Rafael Ferreira dos Santos Gonçalves.

TCE e TCDF 5.jpg

Durante a visita, o grupo pôde interagir com os auditores do TCE-PB, incluindo Ed Wilson Fernandes Santana, diretor de Tecnologia da Informação, Eduardo Albuquerque, diretor de Auditoria e Fiscalização, e o coordenador de Gestão da Informação, Josedilton Diniz. Eles apresentaram as inovações e experiências do Tribunal na aplicação de ferramentas tecnológicas nas áreas de auditoria das prestações de contas municipais, contas de governo, assim como o acompanhamento da gestão e a promoção da transparência.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação da ferramenta AJUNTA, que utiliza inteligência artificial e é considerada a primeira do tipo no país, capaz de detectar automaticamente a formação de conluio em licitações públicas. Por meio de cruzamentos de 37 bancos de dados, a AJUNTA pode receber e processar documentos, acolher denúncias e gerar dados úteis para as ações preventivas e corretivas dos Tribunais de Contas.

TCE e TCDF 4.jpg

Ao final do encontro, o conselheiro Nominando Diniz expressou sua gratidão ao grupo do TCDF pela escolha do TCE-PB como referência para a obtenção de dados e ensinamentos que podem contribuir para o aprimoramento das atividades da instituição. “Essa troca de experiências destaca a importância da colaboração entre os tribunais de contas e o compromisso com a melhoria contínua na fiscalização e transparência da gestão pública”, finalizou.

 BANCO DE IMAGENS

Fonte: TCE-PB

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.