Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE Piauí finaliza processo de construção da Cadeia de Valor Integrada

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) finalizou a construção da sua Cadeia de Valor Integrada (CVI). Considerada um importante instrumento de governança, a CVI demonstra, de forma gráfica, os macroprocessos e os processos que impactam diretamente nos serviços prestados pelo Tribunal, gerando valor público.

A criação da CVI foi idealizada como uma das etapas no Projeto Estratégico PRJ8, que tem o objetivo de implantar a Gestão de Processos no âmbito do TCE-PI. Para auxílio técnico desta etapa, o Tribunal firmou um termo de cooperação institucional com o Ministério da Economia, que, por meio do Programa TransformaGov, trouxe a especialista em gestão de processos, Nicir Chaves.

A especialista conduziu os servidores e membros desta Corte em encontros semanais e online, quando enfatizou a importância da participação de todos os envolvidos nas atividades do Tribunal, inclusive da alta administração, para enriquecimento e solidez da Cadeia de Valor Integrada. Assim, os encontros semanais promoveram a integração de diversas áreas do Tribunal, o que tornou as discussões bastante produtivas (como mostra a imagem acima).

Dessa forma, com o prosseguimento e finalização do PRJ8, o TCE-PI dará um importante passo no aprimoramento da sua gestão, como também promoverá a transparência, ao expor com mais clareza seus serviços prestados. “Assim, uma gestão de processo em funcionamento é o primeiro passo para inovação dos instrumentos de governança e gestão, promovendo, consequentemente, a eficiência pública”, pontuou Lucine Batista, chefe da Governança do TCE-PI.

Fonte: TCE-PI

Mais recentes

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

TCU sediará lançamento de livros em outubro

Presidente Edilson Silva recebe medalha pelo trabalho no fortalecimento do Sistema TCs

Vice-presidente Carlos Neves defende que TCs se aproximem dos gestores

Novo portal da Atricon se torna ponto de encontro dos Tribunais de Contas

Leia também

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

Pernambuco alcançou nota média de 8,3 no Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE) no ano de 2025, segundo painel divulgado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

TCU sediará lançamento de livros em outubro

As obras tem autoria do ministro Jorge Oliveira, do TCU, e são publicadas pela Editora Fórum.

Presidente Edilson Silva recebe medalha pelo trabalho no fortalecimento do Sistema TCs

A distinção entregue destacou a contribuição do conselheiro para o fortalecimento do Sistema Tribunais de Contas em âmbito nacional, especialmente por meio da articulação institucional relacionada à chamada PEC da Essencialidade e pela expansão do PNTP, iniciativa que ampliou a transparência e o acesso à informação em todo o país.