Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE promove mesa redonda virtual para discutir desafios da sustentabilidade pós-pandemia

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará uma mesa redonda virtual para discutir os desafios da sustentabilidade pós-pandemia do novo coronavírus e seus impactos ao meio ambiente. O debate reunirá grandes expoentes do Brasil e do exterior para tratar a respeito do assunto.

A discussão está sendo organizada pelo coordenação de ações ambientais do TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro, com apoio do presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello, e será transmitida, ao vivo, a partir das 9h, pelo Youtube da Corte de Contas do Amazonas.

“É extremamente importante discutirmos o que será do nosso meio ambiente após a pandemia do novo coronavírus que alterou drasticamente a forma como todos lidamos com o mundo. A pandemia alterou não só nossas rotinas, mas nossas relações interpessoais e, até mesmo, a destinação do lixo doméstico e, principalmente, hospitalar”, disse o conselheiro Mário de Mello.

De acordo com o conselheiro Júlio Pinheiro, as discussões serão no âmbito das perspectivas do pacto global-2030 que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Discussões – Ao todo, oito conferencistas foram convidados para participar. Cada um terá 15 minutos para exposição e, após, será a aberto o debate com uma hora para perguntas e respostas.

A abertura do evento será feita pelo presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, e devem participar das discussões, entre outros, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; a juíza e conselheira do TC de Portugal, Helena Abreu Lopes; o juiz e conselheiro do TC de Moçambique, Januário Guibunda; o representante da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Tassilo Von Droste; a secretária executiva do Fórum Global dos Governadores para Climas e Florestas – Estados Unidos, Colleen Scanlan Lyons; o professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), José Galizia Tundisi; o desembargador do TJ do Rio de Janeiro, Elton Leme, além do jornalista e biológo de Moçambique, Mia Couto, e do advogado ambientalista Fábio Feldmann.

Texto: Camila Carvalho

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.