Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-TO conclui consulta pública sobre as sugestões da sociedade para fiscalizações

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) realizou uma consulta pública à sociedade com o objetivo de obter sugestões que possam contribuir com o processo de planejamento das atividades de fiscalizações para o ano de 2024. A ação faz parte do Planejamento Estratégico 2023/2030 por meio do qual o TCE-TO assumiu o compromisso de adotar mecanismos de participação da sociedade no exercício do Controle Externo.

Dentre os 113 temas propostos na consulta, a Diretoria Geral de Controle Externo destaca que serão propostas medidas concretas de fiscalização para atender aos três primeiros temas com maior pontuação na consulta. Confira:

  • O tema “Desigualdade de oportunidades de estudo, trabalho e obtenção de renda” ficou em primeiro lugar, com 181 pontos, entre as sugestões do cidadão;
  • Com 152 pontos, a sociedade tocantinense indicou como importante para 2024, que o TCE-TO fiscalize a “Ausência de acesso a saneamento básico (rede de esgoto, coleta de lixo, etc.)”;
  • A “Violência contra mulheres e meninas”, com 145 pontos, foi o terceiro tema selecionado.

Para os 1º e 3º temas selecionados, a Diretoria Geral de Controle Externo informou que as demandas da sociedade servirão de base para a formulação do Plano Anual de Fiscalizações de 2024, de forma a serem sugeridas fiscalizações específicas que possam contribuir com a melhoria da vida dos cidadãos nos temas indicados.

Para o 2º tema, a Diretoria Geral de Controle Externo esclarece que o saneamento básico é uma área contínua nas fiscalizações, especialmente no que tangem à gestão de limpeza urbana e dos resíduos sólidos municipais, o que, inclusive, foi objeto de inspeções e acompanhamentos durante o exercício de 2023, e será novamente fiscalizado por meio do Plano Anual de Fiscalização/2024, além de prever a realização de atividades educativas sobre esta matéria.

Trabalho complementar

Em 2023 foram desenvolvidas duas ações paralelas e complementares: a entrevista estruturada com organização não governamental representante da sociedade civil com atuação direta no Estado do Tocantins e Consulta Pública aberta aos cidadãos.

Inicialmente, a equipe da Diretoria Geral de Controle Externo, promoveu uma reunião técnica com o Observatório Social de Palmas, a partir da qual foi incluído o tema “Controle de Estoques de Medicamentos” em seis auditorias realizadas ainda em 2023, em seis municípios, cujos processos se encontra em tramitação.

Neste momento, a Corte de Contas encerra a última ação do compromisso com a participação popular, ao concluiu a contagem das contribuições feitas durante o período de consulta pública realizada para subsidiar a definição das ações de Controle Externo a serem realizadas em 2024.

Consulta Pública e Agenda 2030 da ONU

A consulta pública foi aberta em novembro, com prazo de acesso por parte da população até o dia 8 deste mês de dezembro.

O objetivo, além guiar o trabalho de fiscalização do Controle Externo, a cargo do TCE-TO, é também contribuir com as metas do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.

De maneira resumida, a Consulta Pública foi organizada com 113 possíveis iniciativas, ligadas diretamente aos 17 objetivos elencados pela ONU.

O formulário da consulta pública permitiu que os cidadãos pudessem escolher 10 opções de itens dentre todos os conteúdos oferecidos: pobreza, fome, saúde, educação, gênero, água/saneamento, energia, trabalho, desenvolvimento, cidades, consumo, clima, vida aquática/terrestre, segurança, instituições e meios de desenvolvimento.

Fonte: TCE-TO

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.