Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE/TO promove décima edição do Programa Agenda Cidadã

Ação tem a finalidade de fomentar o controle social

O mês de agosto marca a realização da 10ª Edição do Programa Agenda Cidadã do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), que tem foco na comunidade como parceira na fiscalização dos recursos.

A abertura oficial do Agenda Cidadã, maior programa de orientação desenvolvido pelo TCE/TO, ocorreu dia 17, no município de Araguaína, região norte do Estado, com abordagem sobre as Políticas Públicas e a Gestão Municipal, perpassando as áreas da educação, que ressalta o compromisso dos Tribunais de Contas do Brasil com a concretização do Plano Nacional de Educação (PNE), da saúde, ambiental, da transparência e controle social e faz uma avaliação da efetividade da gestão municipal.

Dentre as palestras realizadas nessa primeira regional, está a “Transparência e Controle Social” apresentada pela coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU-Regional/TO, Aline Bondan Rigoni. Ela destaca o importante papel do cidadão no combate à corrupção e na fiscalização dos recursos públicos, bem como o papel da Ouvidoria, que é um importante canal para encaminhar informações sobre irregularidades em órgãos públicos, que vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria do TCE/TO.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, afirma que “a participação do cidadão, dos vereadores e entidades é fundamental para que possamos fazer em conjunto a fiscalização nos municípios”.

A abertura do evento conseguiu atingir um dos objetivos do programa, que é aumentar a participação de conselhos, a exemplo de saúde e educação, além da própria comunidade, superando as expectativas de participação. O evento reuniu mais de 400 pessoas dos 52 municípios integrantes da região.

Para o presidente do TCE/TO, o número de participantes foi bem mais do que o esperado, demonstrando o interesse dos gestores e cidadãos de buscar informações voltadas para a melhoria da gestão pública. “Fico muito feliz de ver o maior auditório de Araguaína totalmente lotado”, finalizou.

Essa 10ª edição conta com as parcerias do Sebrae, TCU, CGU e Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Os próximos encontros do Agenda Cidadã acontecem em Palmas, dia 24, em Natividade, dia 29, e em Gurupi, dia 31.

Mais recentes

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Leia também

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

O congresso é considerado um espaço para intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas voltadas ao enfrentamento dos desafios impostos pela criminalidade organizada internacional

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Muitos dos que participaram da Consulta manifestaram a satisfação pessoal por fazer parte do trabalho de controle externo do TCE.

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

De acordo com informações encaminhadas Secadi, o levantamento alcançou 4.960 respondentes, entre estados, municípios e o Distrito Federal, abrangendo 4.933 municípios, todas as capitais, os 26 estados e o Distrito Federal.