Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCM-CE amplia fiscalização simultânea

Está em andamento no Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) projeto de ampliação e reformulação do seu modelo de controle externo concomitante.

O controle concomitante é a forma de fiscalização exercida simultaneamente à realização do ato, com o objetivo de verificar a regularidade de sua formação, possibilitando eventuais correções no momento em que é desenvolvido e evitando a consumação de práticas ilegais e desvios na gestão dos recursos públicos.

Por meio de novas ferramentas, sistemas e relatórios, o projeto do TCM incrementa procedimentos de alerta aos municípios e a realização de medidas cautelares, recomendações, determinações, com a aplicação oportuna de medidas orientativas, corretivas e sancionadoras.

O presidente do TCM, Domingos Filho, explica que “para a sociedade os resultados serão o melhor desempenho da gestão municipal, utilizando os recursos públicos com maior atenção e dentro dos padrões legais. O cidadão experimentará uma sensação de maior olhar do Tribunal na atuação de sua função primária, que é a de fiscalizar, por meio da prevenção, e não somente do julgamento do dano já causado. A intenção é evitar que o dano venha a surgir, antes mesmo que este aconteça”.

Com a ampliação do controle concomitante o TCM aprofunda a verificação de informações referentes à arrecadação e renúncia de receitas; o acompanhamento dos indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); e a execução das despesas (licitações, convênios, concurso público, obras, processos seletivos simplificados e atos de pessoal).

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.