Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCM do Pará faz palestra sobre Controle Interno na Sesan

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará realizou, nesta quinta-feira (22/08), na Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) da Prefeitura de Belém, palestra sobre a importância do Controle Interno na administração pública municipal.

A palestra sobre Controle Interno foi ministrada pelo técnico de Controle Externo Cleber Mesquita, diretor adjunto da Diretoria de Apoio aos Municípios (DAM) do TCM-PA. A palestra foi solicitada pela Sesan e autorizada pelo presidente do TCM-PA, conselheiro José Carlos Araújo.

A palestra sobre Controle Interno teve como público-alvo, além do secretário de Saneamento Luiz Otávio Mota Pereira, diretores, assessores e técnicos da Sesan.

Segundo Cleber Mesquita, o Controle Interno é o controle exercido pela própria Administração sobre seus órgãos e servidores; é a vigilância, orientação e correção que um órgão ou autoridade exerce sobre as atividades dos demais órgãos e autoridades dentro da administração. O Controle Interno verifica se tudo corre de acordo com a lei, com os programas elaborados, com as ordens dadas e com os princípios admitidos.

“É a fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, departamentos ou serviços, para que tudo isso não se desvie das normas preestabelecidas”, esclareceu o diretor adjunto da DAM/TCM-PA.

Mais recentes

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

34 anos de Atricon: nova sede amplia a capacidade de atendimento ao Sistema Tribunais de Contas

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

Leia também

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

O evento reuniu conselheiros, conselheiros substitutos, ministros, auditores, servidores e representantes dos Tribunais de Contas de todas as regiões brasileiras e também de Cortes internacionais, além de autoridades dos Poderes da República.

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Durante o seu pronunciamento, o presidente Edilson Silva disse que é necessário pressionar e, ao mesmo tempo, apoiar os gestores públicos para transformar a realidade atual por meio da cooperação.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

O Plenário da Câmara dos Deputados foi espaço para sessão solene em homenagem aos 34 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na…