Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCU: Tribunais de Contas querem ouvir gestores sobre a implementação da nova Lei de Licitações e Contratos

O Tribunal de Contas da União (TCU) começou a enviar, na segunda-feira (6), questionário eletrônico sobre a implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, a Lei 14.133/21. A pesquisa é destinada a cerca de dois mil órgãos e instituições da administração pública federal, além dos governos estaduais, municipais e do Distrito Federal. O material tem caráter obrigatório de resposta e a não participação será considerada inadimplência.

O material foi elaborado pelo TCU e por Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) e de Municípios (TCMs) para avaliar o grau de maturidade dos órgãos na aplicação da nova legislação, que entrou em vigor em 30 de dezembro de 2023. A avaliação será feita por meio do Índice de Maturidade na Implementação da Lei de Licitações (IMIL), e a entidade que não responder à convocatória será considerada inadimplente.

Como preencher

O questionário eletrônico é autoexplicativo e conta com instruções que devem ser lidas com atenção em cada enunciado. Fique atento a algumas particularidades:

  • Antes de começar a preencher, verifique se você recebeu a chave de validação. Ela foi enviada por e-mail (para os entes municipais ou estaduais) ou por ofício (para órgãos e entidades federais) e é composta por seis caracteres entre letras e números;
  • Recomenda-se que você imprima o questionário antes de preenchê-lo, já que não é possível salvá-lo.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o TCU por meio do endereço eletrônico [email protected].

No hotsite exclusivo sobre o questionário, estão disponíveis abas com perguntas frequentes que poderão ser atualizadas à medida em que mais dúvidas forem surgindo, além de documentos que podem ser baixados, tais como o modelo do questionário, os ofícios e o resumo da ação de controle.  

Acesse o site.

Acesse aqui o formulário.

Fonte: TCU

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.