Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCU: Workshop ensina gestão de riscos contra ataques cibernéticos

O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza, no dia 5 de junho de 2025, das 15h às 17h, o workshop “Phishing: seus usuários conhecem os ‘anzóis’?”. O evento, que será transmitido pelo canal do TCU no YouTube, tem como objetivo capacitar os participantes para contribuir com a melhoria da gestão de riscos relacionados a ataques de phishingem suas organizações.

Os ataques de phishing são tentativas de enganar pessoas para que compartilhem informações sensíveis, como senhas, dados bancários ou informações pessoais. Geralmente as tentativas de golpe ocorrem por meio de mensagens falsas enviadas por texto, e-mail ou redes sociais que parecem ser de fontes confiáveis, como bancos, empresas ou até colegas de trabalho. Os criminosos usam técnicas para induzir a vítima a clicar em links maliciosos ou abrir arquivos infectados, comprometendo a segurança de sistemas e dados.

Voltado para gestores de serviços de e-mail, de segurança da informação e cibernética, integrantes de Equipes de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (ETIR) e auditores internos e externos, o workshop aborda temas fundamentais para a proteção contra ataques cibernéticos. Entre os temas estão:

  • Ransomware (programa malicioso que bloqueia o acesso a dados ou sistemas e exige pagamento de resgate para liberar o acesso), ataques de phishing e defesa em profundidade;
  • Controles administrativos contra phishing;
  • Controles técnicos contra phishing;
  • Controles de conscientização do usuário contra phishing;
  • Simulações de phishing.

A carga horária do evento é de duas horas. Os participantes que assistirem ao workshop e responderem ao questionário de avaliação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) receberão certificado de conclusão. É importante destacar que não haverá emissão de certificado para quem apenas acompanhar a transmissão ao vivo.

As inscrições estão abertas até 15 de junho de 2025 (prazo final para concluir as atividades propostas no workshop). O número de vagas é ilimitado, permitindo que todos os interessados possam participar e se aprofundar no tema.

___________________________________________

SERVIÇO

Workshop on-line “Phishing: seus usuários conhecem os ‘anzóis’?”

Data: 5 de junho de 2025

Transmissão pelo canal do TCU no YouTube

Clique aqui para se inscrever

Fonte: TCU

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.