Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TEC-BA: Data Mining é tema da quinta edição do Jornadas Técnicas

A mineração de dados tem se tornado uma área estratégica para a sociedade devido à possibilidade de geração de novos conhecimentos e pelo seu potencial de impacto em áreas. Pensando nisso, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), trará na quinta edição do Jornadas Técnicas, o tema “Mineração de Dados”. A palestra ocorrerá no dia 07 de novembro, às 15 horas, na sala de treinamento do da ECPL, e será ministrada pelo professor Luciano Viera de Araújo.

A palestra visa contribuir para elucidar a cerca das oportunidades e desafios dessa área, e abordará temas como crescimento de volume de dados e a importância da atuação interdisciplinar de profissionais de diversas áreas do conhecimento para utilização desses dados e obtenção de resultados de interesse para a sociedade. Também serão apresentados conceitos de mineração de dados e como eles são utilizados para descoberta de conhecimento e para a criação de sistemas inteligentes voltados para o processamento de grandes volumes de dados. Por fim, serão abordadas formas de contribuir com essa área independentemente da área de atuação ou do nível de conhecimento sobre tecnologia.

Os interessados podem se inscrever clicando no link https://www.tce.ba.gov.br/eventos

Currículo do palestrante

Professor Livre-docente da Universidade de São Paulo, doutor em Bioinformática e mestre em Banco de dados pela USP. Atua no curso de Sistema de Informação, graduação e pós-graduação, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH – USP, com pesquisas na área de Representação de dados complexos e geração de sistemas inteligentes. Coordena grupo de pesquisa interdisciplinar na área de Cidades Inteligentes – Smart cities – com foco em inovação tecnológica e políticas públicas. Recebeu prêmios nacionais e internacionais na área de computação e inovação.

Fonte: https://www.tce.ba.gov.br/#

 

Mais recentes

Auditores visitam municípios para fiscalizar condições de funcionamento dos serviços de assistência social

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 63/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

GaúchaZH: Iniciativas do TCE-RS e da Atricon vencem prêmio nacional de transparência e fiscalização

Seguem abertas as inscrições para seminário sobre controle e futuro da infraestrutura

Atricon apresenta proposta para ampliar transparência nas contratações públicas de eventos

Leia também

Auditores visitam municípios para fiscalizar condições de funcionamento dos serviços de assistência social

Em visitas realizadas em 101 municípios, os auditores identificaram realidades distintas na oferta dos serviços socioassistenciais. As fiscalizações presenciais permitiram avaliar as condições de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e os desafios dos municípios na organização e na prestação dos serviços.

Seguem abertas as inscrições para seminário sobre controle e futuro da infraestrutura

O evento será promovido pelo TCU nos dias 15 e 16 de setembro, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), a escola superior do TCU, em Brasília (DF).

Atricon apresenta proposta para ampliar transparência nas contratações públicas de eventos

A iniciativa foi construída pela Atricon a partir da experiência acumulada pelo Sistema Tribunais de Contas na fiscalização dessas despesas e tem como objetivo transformar situações identificadas pelos órgãos de controle em uma atuação preventiva.