Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Valdecir Pascoal é palestrante em Congresso Internacional de Direito Financeiro

O presidente do TCE-PE e da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, foi convidado pela Sociedade Paulista de Direito Financeiro e a Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) para proferir uma palestra no 1º Congresso Internacional de Direito Financeiro, que se inicia nesta segunda-feira, dia 5, e segue até o dia 7 de maio no auditório do Fórum Trabalhista daquele Estado.

O evento se destina a prestar uma homenagem ao professor e desembargador aposentado Régis Fernandes de Oliveira, que é professor de Direito Financeiro e membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas.

O conselheiro pernambucano falará sobre “Efetividade dos Tribunais de Contas – Avanços e Desafios” – no dia 5 de maio, às 11h15, após a conferência inaugural do presidente de honra do Congresso, Ives Gandra Martins, sobre o “Poder de Responsabilização das Cortes de Contas”.

O Congresso tem o apoio institucional da Academia Paulista de Letras Jurídicas, OAB-SP, Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região (SP), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa.

As palestras serão publicadas na Revista de Finanças Públicas e Direito Tributário (Editora Lex Magister), com ampla circulação nacional e internacional.

PALESTRANTES – Também farão palestra neste mesmo evento os professores Gilberto Bercovici (USP), Fracesco Rubino (Universidade Paris X), Manuel Restrepo Medina (Universidade de Rosário, Colômbia), André Moreira Mendes (UFMG), Marcus Abraham (UFRJ), José Maurício Conti (USP), Hugo de Brito Machado Segundo (UFCE), Alessandra Silveira (Universidade do Minho, Portugal), Cláudio Terrão (TCE-MG), Willis Santiago Guerra (PUC-SP), Marcílio Toscano Franca Filho (UFPB), Thiago Matsushita (PUC-SP) e Francisco Pedro Jucá (FADISP).

O Congresso será encerrado com uma palestra do professor Régis de Oliveira sobre “Os Direitos Humanos e o Direito Financeiro”.

Mais recentes

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

Leia também

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

A partir das tratativas, a Atricon e o MMA deverão avaliar as frentes de atuação que poderão integrar o futuro acordo, incluindo iniciativas de orientação, formação, monitoramento e estímulo à implementação da educação ambiental nas escolas públicas.

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.