Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Vice-presidente da Atricon fala do poder transformador da educação na abertura do V Sined

O vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson de Sousa Silva, representou a entidade na abertura do V Simpósio Nacional de Educação (V Sined), na noite desta quarta-feira, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). O encontro reúne especialistas em política educacionais e ocorre até a próxima sexta-feira (12).

“O poder transformador da educação é imenso, pois possibilita a aquisição de conhecimento, valores e competências que impulsionam o crescimento pessoal e profissional, oportunizando um futuro mais digno a todos os cidadãos”, destacou o vice-presidente Executivo da Atricon, que representou a entidade na solenidade de abertura do evento.

O vice-presidente também destacou as ações, estudos, acordos e parcerias desenvolvidas pela Atricon voltados à melhoria da oferta da educação pública. Entre as atividades, o vice-presidente Executivo da Atricon citou a inserção da análise da política educacional no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC),  a parceria com o UNICEF para o enfrentamento da evasão escolar, e o acompanhamento do cumprimento das metas e estratégias do Plano Nacional da Educação. “O ápice das ações voltadas a essa política pública foi a realização da Operação Educação, resultado da articulação dos órgãos de controle, liderados pela Atricon e o TCE-SP, com o apoio das entidades que representam o Sistema de Controle “, disse.

Na oportunidade, o presidente do TCE-GO, Saulo Mesquita ressaltou que o Estado tem o dever de promover e incentivar a educação, garantindo, assim, a dignidade do cidadão. “Valorizar a educação é valorizar o ser humano”, sentenciou. O presidente fez uma homenagem aos professores. “A base do que temos, o fundamento da nossa formação, tem alicerce nos conhecimentos adquiridos através do ministério de cada professor que passou por nossas vidas. Vocês são o alicerce da educação neste país”.

Já o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Joaquim de Castro, destacou, em sua saudação inicial, a ação ordenada promovida pelos órgãos de controle em escolas de todo o país. “O resultado da fiscalização mostra o grande desafio que temos pela frente de contribuir para erguer a educação neste país”, afirmou.

Presente na solenidade, o presidente do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Pontes, reconheceu a existência de problemas, mas mostrou avanços da educação no país, como a destinação de 25% da arrecadação de estados e municípios e 18% da União para a educação. Pontes lembrou que os tribunais de contas vêm se preocupando com a eficácia das políticas públicas, mas que é preciso que haja qualificação para cada área a ser fiscalizada.

Também usou da palavra o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, mostrando os investimentos do município para educação infantil. Ele destacou as perdas resultantes do período de pandemia e que a prefeitura tem se esforçado para retomar obras paralisadas e aumentar a oferta de vagas.

Operação Educação

Ainda na solenidade de abertura do Sined, foram apresentados os resultados da Operação Educação, ação ordenada nacional que fiscalizou 1082 escolas em 26 estados e o Distrito Federal, no final de abril.  A operação envolveu 785 servidores dos 32 tribunais de contas brasileiros, em 537 municípios.

Palestra Magna

“Os baixos níveis de aprendizagem no ensino básico brasileiro são o grande desafio educacional a ser enfrentado no governo federal.”  Essa foi uma das afirmações da ministra da Educação em exercício, Izolda Cela, durante a conferência de abertura do Simpósio.

A ministra apresentou um panorama da educação no país e demonstrou que apenas 5% dos estudantes concluem a educação básica com aprendizagem adequada em matemática, por exemplo. Destacou também a problemática vivenciada pelos alunos que não conseguem permanecer ou concluir o ensino fundamental e médio, situação que se agravou durante o afastamento gerado com a pandemia da covid-19.

A ministra, que é ex-governadora do Ceará e atual secretária executiva do Ministério da Educação, afirmou que investir em educação impacta na melhoria de indicadores de desenvolvimento pessoal, social e econômico dos alunos e de suas famílias e que é preciso um compromisso de todas as partes envolvidas com a alfabetização da criança brasileira.

Assista a abertura do V Sined aqui.

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

IRB e STN abrem consulta pública sobre Guia de Custos para o Setor Público

A consulta antecede a publicação definitiva do guia e integra o processo de construção do documento, desenvolvido a partir de Acordo de Cooperação firmado entre o IRB e a STN, vinculada ao Ministério da Fazenda.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

O Plenário da Câmara dos Deputados foi espaço para sessão solene em homenagem aos 34 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na…

34 anos de Atricon: nova sede amplia a capacidade de atendimento ao Sistema Tribunais de Contas

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) inaugurou, nesta quarta-feira (26), dia em que completa 34 anos de história, sua nova sede em Brasília…