Comitê Gestor da Atricon entrega relatório de avaliação prévia ao TCE-MT

O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso recebeu durante a sessão plenária desta terça-feira, (03/09) representantes do Comitê Gestor da Associação dos Membros do Tribunal de Contas do Brasil (Atricon), quando foi entregue a avaliação prévia do órgão. Durante os últimos dois dias, os representantes visitaram todas as unidades do TCE-MT com objetivo de avaliar os itens e critérios de qualidade e agilidade do controle externo. Fazem parte do comitê, o conselheiro do TCE do Estado do Piauí, Kennedy Barros e pelo conselheiro substituto do TCE-PI, Joílson Campelo.

Ao receber o documento, o presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, enalteceu a importância das auto avaliações na fundamentação do Plano Estratégico. “A auto avaliação oferece dados que subsidiam os Tribunais de Contas na elaboração dos seus planejamentos e ficamos felizes de poder partilhar nossas experiências com o restante do país”, afirmou.

Além do TCE-MT, outros 25 Tribunais de Contas aderiram ao regulamento de avaliação de Qualidade e Agilidade, estabelecido no Regulamento da Atricon nº 1/2013 que busca apurar, de forma aprofundada, se os órgãos de controle externo atendem aos anseios da sociedade. Em Mato Grosso, as unidades técnicas do Tribunal de Contas iniciaram a avaliação uma semana antes, respondendo o questionário prévio.

O presidente da Atricon e conselheiro do TCE-MT, Antonio Joaquim, ressaltou sobre a conjuntura histórica que envolve o controle externo. “Estamos vivendo um momento único, no qual 26 instituições se colocam espontaneamente para receberem avaliações o que significa que aqueles que não estão acertando, buscam corrigir suas falhas e aqueles que já acertam, buscam se aperfeiçoar”, disse.

Segundo o membro da Atricon, conselheiro substituto do Piauí, Joílson Campelo, a associação tem buscado ser mais do que uma instituição de membros, para se tornar um catalizador de melhorias no controle externo. Campelo destacou a atuação do Tribunal de Contas de Mato Grosso quanto ao desenvolvimento de suas funções. “O TCE-MT é um exemplo de dedicação na busca pela excelência em gestão e isso precisa ser levado a outros órgãos”, finalizou.

A etapa inicial da avaliação começou com a resposta ao questionário prévio com 133 quesitos, inseridos em 88 perguntas. Os resultados da avaliação serão anunciados durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, de 3 a 6 de dezembro, em Vitória (ES).

Leave a Reply