Comitiva do Tribunal de Contas do Ceará visita SSPDS para conhecer ferramentas de inteligência

Para apresentar as ferramentas utilizadas pelas Forças de Segurança do Estado, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, recebeu o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Valdomiro Távora, em uma visita técnica à sede da pasta. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (2/12), no Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GCEC), com uma apresentação sobre o funcionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Acompanhou a visita o secretário de Governança, José Auriço Oliveira.

Na ocasião, o tenente-coronel Cleberson Assunção, orientador da Célula de Integração Operacional da Ciops, apresentou o trabalho realizado pela Coordenadoria e pelos seus sistemas de inteligência e de videomonitoramento. O secretário Sandro Caron ressaltou a relevância do trabalho da Ciops para a Segurança Pública. “Tivemos a oportunidade de apresentar um pouco da atuação da Ciops, que é o órgão responsável por integrar as Forças de Segurança do Estado, e também fizemos uma apresentação a respeito das tecnologias disponíveis para a segurança, em especial o videomonitoramento e as ferramentas de cercamento eletrônico, que são ferramentas de ponta, em nível de Brasil.”, finalizou o gestor da SSPDS.

O Presidente da Corte de Contas também acompanhou uma demonstração do uso e do funcionamento do Sistema Agilis, que cruza informações de bancos de dados com equipamentos de monitoramento agregados ao uso de inteligência artificial para o combate ao crime. Essas ferramentas são utilizadas para intensificar o serviço policial e auxiliar os trabalhos investigativos. Na oportunidade, foram apresentadas as instalações da Ciops e a forma de funcionamento do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid).

O encontro contou com a participação do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, do secretário-executivo da SSPDS, Samuel Elânio, do presidente do TCE, Valdomiro Távora, do secretário de governança do TCE, José Auriço Oliveira, além de outros integrantes do Tribunal de Contas e da Ciops/SSPDS.

Com informações de Sabrina Oliveira e fotos de Aline Freires (Ascom SSPDS).