Conselheiro Antonio França Teixeira, do TCE-BA, morre aos 69 anos

É com grande pesar que o TCE-BA informa o falecimento, na manhã de hoje (18.07), do conselheiro França Teixeira. O corpo será velado a partir de 15 horas, no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, e será cremado dia 19.07 (sexta- feira). França foi nomeado conselheiro do TCE em 19 de setembro de 1989 e empossado em 21 do mesmo mês e ano. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), radialista, jornalista esportivo, locutor esportivo e apresentador das rádios Excelsior, Cruzeiro, Cultura e Sociedade da Bahia, apresentador do programa França Teixeira – Profissão Repórter, na TV Itapoan, França foi considerado um dos maiores comunicadores de sua geração na Bahia e no Brasil.

Nascido e criado no bairro da Liberdade, França Teixeira foi sócio-fundador da Rádio Clube de Salvador, da Rádio Clube de Santo Antonio de Jesus e da Rádio Clube Rio do Ouro, em Jacobina. Foi colunista do jornal A Tarde e, recentemente, colaborava com uma coluna no jornal Tribuna da Bahia. Foi também Comendador da Ordem do Mérito da Bahia, deputado federal, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e deputado federal Constituinte.

No TCE, presidiu a 2ª Câmara no biênio 2008/2009 e a 1ª Câmara nos biênios 2010/2011 e 2011/2012 (parcialmente), sendo supervisor da 2ª e 5ª CCEs. O Ato 033, de 1º de março de 2013, assinado pelo conselheiro Zilton Rocha, presidente do TCE, oficializou a aposentadoria do conselheiro.

Em virtude do falecimento do conselheiro França Teixeira, a Presidência do TCE suspendeu a Sessão Plenária da tarde de quinta-feira (18.7).

Leave a Reply