Conselheiro Josué Filho assume a presidência do TCE-AM

Com experiência de 41 anos na vida pública, o conselheiro Josué Cláudio de Souza Filho foi empossado na manhã desta quarta-feira (18) como o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2014-2015. Administrador por formação superior, Josué Filho já presidiu a Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e já comandou várias secretarias município e do Estado, entre elas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na mesma solenidade, os conselheiros Ari Moutinho Júnior, Lúcio Albuquerque, Júlio Cabral e Érico Desterro foram empossados como vice-presidente, corregedor, ouvidor e coordenador da Escola de Contas Públicas, respectivamente. Dezenas de autoridades participaram da cerimônia, que se transformou em uma das mais concorridas dos últimos anos.

Em entrevista à imprensa, o conselheiro Josué Filho declarou que estava feliz em terminar sua vida pública servindo ao povo do Amazonas como presidente da Corte de Contas. Ao elogiar a gestão do conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva, pelo dinamismo empregado nos últimos dois anos, o presidente afirmou que vai continuar cumprindo as metas do TCE-AM e manter a celeridade necessária.

“Meu empenho na condução do TCE não será diferente (da do conselheiro Érico Desterro). Eu não tenho tempo para errar e nem direito de errar. Eu peço um voto de confiança de todos vocês e da sociedade. Confiem em mim, assim como confiaram quando fui secretário de Educação, Ouvidor e Controlador do Estado por 11 anos. O PAC (Pronto-Atendimento ao Cidadão) é um dos resultados do nosso trabalho na Ouvidoria”, comentou, ao agradecer todos os presentes na solenidade.

Para o governador Omar Aziz, a presidência do conselheiro Josué Filho terá uma marca pessoal, como a que deixou pelos cargos que passou no Executivo e nos Legislativo nos mais de 40 anos de vida pública. “Sabemos que o TCE hoje tem um superávit, mas isso ocorreu por causa do aumento de repasse que fizemos para fortalecer as instituições. Assim aconteceu na Assembleia, no MPE”, disse, ao ressaltar que o novo presidente dará continuidade ao trabalho de modernização e celeridade realizado pelo conselheiro Érico Desterro e, pela formação que tem, deverá ir além.

O agora ex-presidente do TCE, o conselheiro Érico Desterro, desejou boa sorte à nova diretoria do Tribunal e afirmou que a presidência do conselheiro Josué Filho e do conselheiro Ari Moutinho será um misto de experiência, inteligência, garra e dinamismo. “Tenho absoluta certeza de que a próxima administração do TCE será vencedora. Conseguimos trazer o Tribunal a um patamar muito bom, com resultados reconhecidos. A tendência é melhorar ainda mais. Tenho certeza de que isso será alcançado”, ressaltou.

Conhecido pelo seu perfil conciliador, o conselheiro Josué Filho voltou a repetir que sua administração terá um caráter pedagógico. “Vamos treinar bem os gestores para depois cobrar. Queremos ser rígidos, mas sem perder a ternura. Queremos que os gestores acertem em suas prestações de contas e, consequentemente, usem corretamente o dinheiro público”, comentou o conselheiro-presidente.

Ao ser questionado sobre a nova função no TCE-AM, o vice-presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior, afirmou que vai apoiar o novo presidente e que será um parceiro na administração. ” Farei a minha parte como vice-presidente. Até porque vice-presidente que se preze, ajuda o presidente. O conselheiro Josué, com a experiência, a maturidade e a serenidade dele, vai conseguir trazer um novo gás ao Tribunal”, afirmou.

Além do governador Omar Aziz e o vice-governador José Melo, estiveram presentes na solenidade o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell; o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Ari Moutinho; presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto; o prefeito de Manaus, Arthur Neto e o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Bosco Saraiva, entre outras autoridades de várias instituições.

—————————————————————————

Trajetória do novo presidente do TCE

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Josué Cláudio de Souza Filho, é administrador por formação. Nasceu em Manaus no dia 15 de abril de 1946. Filho do jornalista e político Josué Cláudio de Souza e da servidora pública da Receita Federal do Brasil, Maria da Fé Xerez de Souza.

Iniciou os estudos no Colégio Batista do Estado do Rio de Janeiro, até concluir o antigo primário. Em Manaus, cursou o ginásio no Grupo Escolar Nilo Peçanha e no Instituto de Educação do Amazonas (IEA). No 2º grau, ele estudou nos colégios estadual Dom Pedro II, Lafaiett e Dom Bosco.

Em 1969, formou-se na 1ª turma de administração da então Fundação Universidade do Amazonas (FUA), hoje Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Josué Filho começou a sua vida pública em 1972, como secretário municipal de Desenvolvimento Comunitário da Prefeitura de Manaus. Em 1974, tornou-se secretário municipal de Educação e Cultura ficando no cargo até 1975. Uma de suas realizações, que merece destaque na pasta de Educação municipal, foi quando esteve à frente da Secretaria Executiva do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), no período de 1973 a 1975. Nesse período, a cidade de Manaus ganhou destaque por seus altos índices de alfabetização naquele importante programa da Educação no Brasil.

Na política, foi eleito a vereador pela primeira vez no ano de 1976 com a maior votação daquela eleição. Tornou-se presidente da Câmara Municipal de Manaus no biênio 1977-1978. Ocupou por diversas vezes o cargo de prefeito em exercício neste período.

Em 1979, Josué Filho foi eleito pela primeira vez deputado estadual. Na ocasião, sagrou-se o campeão de votos do pleito. Ainda como deputado estadual, Josué Filho assumiu a presidência da Aleam no biênio 1991-1992. Neste mesmo período assumiu, por várias ocasiões, o governo do Estado do Amazonas. Em seguida, assumiu o cargo de secretário de Estado da Educação, Cultura e Desporto (Seduc) onde realizou importante trabalho junto à pasta na gestão do Gilberto Mestrinho.

Em 1997, assumiu a recém-criada Ouvidoria Geral do Estado, onde trabalhou até o ano de 2008. Durante a sua gestão enquanto ouvidor-geral do Estado, Josué Filho mudou o conceito de ouvidoria que até então se tinha conhecimento. Com a criação dos Pronto-Atendimentos ao Cidadão (PAC’s), a Ouvidoria ficou mais ágil e muito mais próxima as necessidades da população amazonense. Um verdadeiro marco para a administração pública do Estado.

Em 2008, Josué Filho foi eleito, por meio do voto direto da Assembleia Legislativa do Amazonas, para ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Hoje, ocupa a vice-presidência da Corte de Contas, mas já esteve à frente da Corregedoria do TCE, entre os anos de 2010 e 2011.

Ao longo de sua vida pública, Josué Filho foi condecorado com diversos títulos em reconhecimento aos anos de dedicação e bons serviços prestados ao Estado do Amazonas.

Leave a Reply