TCE-MT alcança metas estabelecidas no Planejamento Estratégico de 2013

1º lugar do TCE-MT no Gespública, como instituição de excelência em gestão pública dentre seis estados brasileiros

Representantes dos setores dos Tribunais de Contas entregaram nesta quinta-feira (12.11) o relatório de resultados do Plano Estratégico elaborados no biênio 2012-2013 durante reunião realizada no auditório da Escola Superior de Contas.

Foram apresentadas as metas e objetivos alcançados, o que corresponde ao cumprimento de 94%¨em todos os setores. Entre as metas alcançadas estão o índice de satisfação dos fiscalizados em 77,2%, a adesão de prefeituras e órgãos estaduais ao Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), e a conquista do 1º lugar do TCE-MT no Gespública, como instituição de excelência em gestão pública dentre seis estados brasileiros.

Também foi destaque as ações que envolvem o desenvolvimento de políticas públicas, a exemplo da criação do indicador do Índice de Gestão Fiscal dos Municípios (IGF-M), as auditorias conjuntas realizadas pela Secretaria Geral de Controle Externo e o Tribunal de Contas da União tendo como foco o monitoramento qualidade de ensino das escolas públicas e a Auditoria Operacional realizada em 14 unidades de conservação estaduais situadas no bioma amazônico.

O conselheiro presidente José Carlos Novelli ressaltou a importância da conquista das metas e objetivos no ano em que encerra a gestão. “É uma vitória muito grande que a instituição conquista nesta gestão. Saio da presidência com a consciência tranquila do dever cumprido e de ter prestado um excelente serviço a uma instituição que eu tanto amo, o Tribunal de Contas”, afirmou.

Para o assessor de Apoio aos Fiscalizados do TCE-MT, Irapuan Noce Brazil, a adesão do Governo do Estado ao PDI demonstra o reconhecimento do sucesso da efetividade do Programa durante o processo de elaboração do Planejamento Estratégico. “Em 2012 tínhamos a meta de implantar o PDI em apenas 12 municípios, este ano fizemos em mais de 20 municípios e cinco secretarias de estado, que também aderiram ao PDI e entregaram seus planejamentos estratégicos, sendo elas as Secretarias de Educação, Saúde, Segurança e Defensoria Pública. É um indicador forte de que o programa teve bastante sucesso. Para a próxima gestão contamos com a adesão de mais 20 municípios para o Programa, além de o Estado verificar o desdobramento que teve o PDI após a sua implantação”, explicou.

Conforme o assessor especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Floriano Grzybowski, além da apresentação dos resultados também será realizada uma avaliação e o acompanhamento durante os anos seguintes, “será feita uma avaliação dos resultados de 2013 para produzir um alinhamento e acompanhamento das metas para 2014”, pontuou.

As reuniões de apresentação de resultados acontecem desde 2006, quando houve a adoção do Planejamento Estratégico como forma de gestão. Os resultados são apresentados trimestralmente ao longo do ano, para que seja feito um acompanhamento das ações do órgão, com o objetivo de cumprir todas as metas determinadas.

Plano Estratégico – Gestão 2012-2013

Este Plano, concebido para a gestão 2012-2013 da presidência do conselheiro José Carlos Novelli, é a primeira peça da engrenagem do novo planejamento estratégico de longo prazo adotado pelo TCE-MT.
Acessar publicação online

Leave a Reply